Confronto aconteceu no final da tarde desta terça-feira (25), em Macapá. Foram encontradas diversas armas e porções de drogas. Cinco suspeitos de integrar uma organização criminosa morreram na tarde desta terça-feira (25) em confronto com o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) bairro do Coração, na Zona Oeste de Macapá.
Segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), o local onde ocorreu a troca de tiros funcionaria como “base” para a atuação de uma facção. O Bope informou que eles estariam planejando um ataque a outro grupo criminoso.
O comandante do Bope, Major Wilkson Santana, também disse que os mortos durante a operação eram suspeitos de diversos crimes.
“Eles praticavam roubos em igrejas […] já subtraíram objetos de pessoas da comunidade mas, naquela ocorrência em si, eles estavam planejando um ataque a outro grupo criminoso”, disse o Major.
Os mortos tinham entre 16 e 29 anos:
Eduardo Vilhena da Costa – 19 anos;
Marcos Jacó de Sena Carvalho – 19 anos;
Vitor Cristian Mendes da Costa – 22 anos;
Wallamis Pinheiro Soares – 16 anos;
Manoel de Jesus Lobato Furtado – 29 anos.
Troca de tiros
De acordo com o Bope, a polícia se dirigiu ao local após descobrir que havia um grupo exibindo armas próximo a um matagal no Distrito do Coração.
Ao chegar ao local, três homens que aparentemente faziam a “segurança” da área teriam atirado diversas vezes contra os militares, ocasionando o revide.
Durante o confronto, dois suspeitos foram atingidos e outro teria corrido para dentro da casa. Então, o Bope realizou o cerco na residência mas outro homem, no quintal, teria disparado na direção dos policiais. A equipe, então teria revidado e atingido o suspeito.
Ao entrar na residência, foram encontrados mais dois homens. Durante a abordagem, eles não teriam obedecido a ordem para baixar as armas, gerando uma nova troca de tiros, segundo a PM.
Outra dupla fugiu e ainda não foi localizada pela polícia. Foi solicitado o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a morte foi constatada no local dos disparos. A Polícia Técnico-Científica (Politec) foi acionada para a remoção do corpo.
O Bope ainda contou com um cão farejador após a intervenção, e encontrou 57 porções supostamente entorpecentes, do tipo crack, além de seis armas de fogo.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Cinco morrem em troca de tiros com o Bope em ‘base de facção criminosa’ na Região Metropolitana de Macapá
Bookmark the permalink.