Foi possível acompanhar o fenômeno a olho nu, sem o uso de equipamentos especiais, entre segunda-feira (3) e terça (4). Vídeo: cinegrafista registra primeira Superlua de 2023 no Amapá
Os apaixonados pelos fenômenos astronômicos puderam comtemplar nesta segunda-feira (3) a primeira das quatro aparições das super luas previstas para 2023. Foi possível acompanhar o fenômeno a olho nu, sem o uso de equipamentos especiais.
Foram feitos registros em todos os cantos do Brasil. No amapá, o cinegrafista da Rede Amazônica, Albenir Souza, também registrou o fenômeno para compartilhar com os amapaenses. Veja o vídeo acima.
Aproveitou melhor a visão da superlua quem a observou no início da noite de segunda ou acordou bem cedo nesta terça.
A explicação tem relação com os referenciais terrestres, que nesse primeiro horário, permitem que ela pareça ainda maior, se comparada por exemplo com árvores e prédios, além de adquirir várias tonalidades.
Segundo informações da Nasa, a superlua acontece quando a Lua cheia está a 90% do perigeu (nome dado para o ponto mais próximo da lua). Este fato possibilita a impressão dela estar 7% maior e seja mais brilhante do que essa fase costuma ser.
Fenômeno aconteceu nesta segunda-feira (3)
Mauro Alves Santos
Em julho ainda será possível presenciar mais um evento astronômico, previsto para a noite do dia 20 julho: a conjunção entre quatro astros: Lua, Vênus, Marte e Mercúrio.
Não será necessário equipamento, você só vai precisar ficar com os olhos atentos para o céu na direção do pôr-do-sol assim que o Sol ir embora e começar o anoitecer.
Calendário astronômico 2023
Camila K.Ferreira / g1
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Vídeo: cinegrafista registra primeira Superlua de 2023 no Amapá
Bookmark the permalink.