Amazônia Que Eu Quero: 2º painel da temporada aborda o tema ‘conectividade’


Projeto busca chamar a atenção do poder público através de propostas para incentivar a implementação de projetos e lei que acessibilizem não só a educação, mas a conectividade e o turismo na região. Tema será debatido por especialistas e abordado em matérias ao longo de julho, agosto e setembro
Freestocks/Unsplash
A tecnologia faz parte do dia a dia seja para compras online, transações bancárias ou para videochamadas, por exemplo. Buscando ampliar os debates sobre o tema, o Amazônia Que eu Quero lançou nesta segunda-feira (10) o segundo painel desta temporada, que borda a “conectividade”.
A segunda temporada foi lançada em março com o tema “Educar para desenvolver e proteger” e em maio teve o primeiro painel, com o tema “Educação”.
Ao longo de julho, agosto e setembro serão realizados painéis com especialistas em instituições de ensino e participação de alunos das redes pública e privada no Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará.
Também serão produzidas reportagens especiais sobre os temas nos veículos de comunicação do Grupo Rede Amazônica (GRAM) e o caderno de soluções a partir dos debates expostos no eventos realizados pelo projeto.
Conectividade
Estamos ficando cada vez mais dependentes da internet e dos acessórios, como celulares, computadores, notebooks, tablets. Uma pesquisa desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil apontou que o número de pessoas com acesso à internet cresceu durante a pandemia.
Segundo o estudo, em 2020, o Brasil chegou a 152 milhões de usuários, ou seja, 81% da população com mais de 10 anos tinham acesso à internet. No Amapá, em 2019 foi criada a Associação de Tecnologia (AmapáTec) pra dar suporte as startups que estão surgindo.
A Érika Bezerra é diretora de inovação da associação e descreveu como ocorre o apoio aos novos negócios na área de tecnologia.
“A missão da associação é fortalecer o ecossistema de inovação do Amapá. E como é que a gente faz isso?! É realizando ações, junto com o nosso ecossistema, pra impulsionar as startups que já existem e também pra inserir nesse mercado os jovens que são empreendedores e querem iniciar novos negócios”, descreveu a diretora.
Sobre o tema
Após a primeira temporada, ‘Caminhos para a democracia”,- o tema escolhido para 2023 remete aos impactos do déficit de educação no norte do Brasil e tem como objetivo chamar a atenção do poder público através de propostas para incentivar a implementação de projetos e lei que acessibilizem não só a educação, mas a conectividade e o turismo na região.
A comunicação institucional da Fundação Rede Amazônica (FRAM) realiza abordagens para alcançar o público das universidades da região.
Confira o caderno completo
Sobre o projeto Amazônia Que Eu Quero
Amazônia Que Eu Quero 2023
Rede Amazônica
Dia 01 de setembro de 2021 o Grupo Rede Amazônica celebrou seus 49 anos de existência. Em comemoração a esta data, a Fundação Rede Amazônica, braço institucional do Grupo, consolidou o apoio dos veículos de comunicação e plataformas do GRAM na realização do projeto Amazônia Que Eu Quero.
O projeto tem como premissa a discussão de assuntos fundamentais para a realidade amazônica e que têm sido deixados em segundo plano por décadas, ao mesmo tempo que propõe ampliar a capacidade de análise da população da região norte ao levantar informações da gestão pública e apontar caminhos a partir da discussão entre especialistas e a sociedade civil, despertando o senso crítico e o voto consciente dos Amazônidas.
A primeira temporada – “Caminhos Para a Democracia” 2021/2022 – realizou fóruns de debates e ações presenciais para discussão e engajamento da população nos 5 estados da Amazônia. Foram debatidos temas como Infraestrutura, Modelo Econômico da Amazônia, Energia Limpa, Empreendedorismo e Florestas.
A partir dos fóruns, câmaras de debates entre especialistas foram criadas com objetivo de criar propostas para a resolução dos problemas apresentados para cada estado da região norte. Ao fim da temporada, 50 propostas foram criadas e compuseram um caderno que será entregue a deputados, senadores e governadores dos estados da região além do presidente da república em Brasília.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.