Mãe doadora de leite incentiva outras mulheres no AP: ‘doe vida, doe amor, doe esperança’


Campanha ‘Agosto Dourado’ incentiva a amamentação durante todo o mês. Patrícia Leal, de 40 anos, é doadora do Banco de Leite Humano
Patrícia Leal/Arquivo Pessoal
O mês de agosto chegou e com ele também iniciou uma campanha que busca alertar para a importância da amamentação: o “Agosto Dourado”. Apesar de ser um alimento rico em benefícios para os pequenos, algumas mamães têm dificuldades para produção do leite materno, e por isso a importância de promover ações em atenção a amamentação.
Para ajudar a suprir as necessidades dessas mães e filhos, os bancos de leite atuam como um estoque do alimento. A manutenção desse espaço é feita por outras mulheres que se disponibilizam a fazer doações.
Patrícia Leal, de 40 anos, é uma dessas doadoras. Ela relembra sua primeira ida ao espaço após dar luz à pequena Olívia.
“Sempre ouvi falar nas redes sociais sobre a importância da doação e da dificuldade que o banco de leite tinha para conseguir doadoras. Quando tive minha bebê fui até lá. Inclusive, fui muito bem atendida. Recebi toda atenção e carinho, essa foi minha primeira vez”, destacou.
O momento da amamentação, para muitas mães é marcado pela troca de afeto cuidado. Para a mãe da pequena Olívia a experiência é única.
“Amamentar é sensacional. É uma experiência única, um laço íntimo entre a mãe e o bebê. É amor incondicional”, detalhou Patrícia.
Patrícia é mãe da pequena Olívia.
Patrícia Leal/Arquivo Pessoal
Importância do leite materno
O leite materno é o principal alimento de bebês recém nascidos e tem diversos benefícios, entre eles:
ajuda no desenvolvimento intelectual;
reduz o risco de problemas respiratórios;
melhora a formação do maxilar;
diminui a chance de morte por diarreias;
estabelece o vínculo afetivo;
reduz o risco de obesidade na vida adulta;
diminui a chance de doenças crônicas (como diabetes).
Larissa Moraes, coordenadora de Ciclos de Vida de Macapá, relembra que além do ato de amor, leite materno é saúde.
“Incentivar a amamentação, seja ela no seu filho ou voluntária a outro bebê, é essencial. Estamos falando de saúde”, afirmou.
Durante o mês de Agosto, várias ações serão feitas para incentivar a prática. Na manhã desta quarta-feira (2) as mamães que foram até a UBS São Pedro tiveram acesso a serviços como pintura na barriga, ensaio fotográfico e entrega de kits de bebês.
Patrícia deixa um recado para incentivar outras pessoas a doar:
“O leite materno é o alimento mais completo que seu bebê pode ter. Então, mãe, doe vida, doe amor, doe esperança”, disse ela.
Veja como ser doadora:
Banco de Leite Humano, em Macapá
Graziela Miranda/Arquivo G1
Mães que estão amamentando e tem interesse em se tornarem doadoras de leite ou querem receber orientações sobre amamentação, podem buscar atendimento no Banco de Leite Humano que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central.
Ao realizar o cadastro junto ao Banco de Leite Humano, a doadora recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento e fica apta a retirar o leite sozinha. O alimento pode ser entregue no Banco de Leite ou pode ser solicitado que a equipe de captação busque o alimento na residência.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.