Uma semana de filas extensas: veja o que se sabe sobre falta de combustíveis em postos no AP


Filas começaram a se formar pela capital, Macapá, após circular informações de que acabaria a gasolina, na sexta-feira (28). Carros dão volta em posto de gasolina em fila extensa para abastecimento em Macapá
João Pantoja/Rede Amazônica
Mensagens na redes sociais com informações de que acabaria a gasolina no postos de combustíveis em Macapá. Foi após estes avisos que começou a verdadeira corrida aos postos com registros de filas extensas que chegavam a mais de 3 quarteirões. As cenas inusitadas começaram na última sexta-feira (28) e após uma semana, ainda se repetiam, nesta quinta-feira (3).
As grandes filas que foram registradas em Macapá passaram a ser vistas também em Santana, a 17 quilômetros das capital.
Veja também:
Final de semana tem filas extensas em postos após alertas na web de falta de combustível em Macapá
Distribuidora diz que ‘não há risco de desabastecimento’ no AP mas confirma ‘contratempo com balsas de transporte’
Motoristas enfrentam pelo 4° dia filas extensas em postos de gasolina em Macapá
Representantes de distribuidoras locais confirmaram atraso em balsas, e que como o processo de descarregamento dos produtos até os postos leva cerca de 8 horas, e o mercado está desabastecido, a normalização do fornecimento acontece aos poucos.
Carros dão volta em posto de gasolina em fila extensa para abastecimento em Macapá
João Pantoja/Rede Amazônica
Na terça-feira (1º), o Procon informou que não havia risco de desabastecimento de gasolina no Amapá e orientou a população a não formar filas nos postos.
Veja abaixo o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o desabastecimento dos postos de gasolina
Como começou a se formar filas extensas?
O que diz o Procon?
O que dizem as distribuidoras que abastecem o Amapá?
Houve de fato desabastecimento e as filas influenciaram?
Os posto que estavam fechados já estão abastecidos?
Como começou a se formar filas extensas?
Macapá registra filas extensas em postos de gasolina no final de semana
As filas começaram a se formar na sexta-feira (28) pela manhã, quando havia começado a circular a informação de que iria faltar gasolina na capital.
Alguns donos de postos de combustíveis informaram que foi repassado a eles a informação de um possível atraso na balsa que abastece as distribuidoras.
Segundo as companhias, a balsa tinha previsão de chegada no sábado (29) a noite e só na manhã no domingo (30) que seria feito o abastecimento dos postos para normalizar o atendimento aos consumidores.
O que diz o Procon?
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) disse que não havia riscos de desabastecimento de gasolina em Macapá, na terça-feira (1º). O órgão também reforçou à população para que não formassem filas nos postos revendedores de combustíveis da capital.
Ainda na segunda-feira, o Procon notificou distribuidoras e postos para que prestassem esclarecimentos sobre um possível desabastecimento que gerou filas à procura do produto nas ruas da capital.
“Logo que tomamos conhecimento sobre essa situação, nos deslocamos para as distribuidoras de combustíveis e averiguamos que não há desabastecimento de combustível na cidade”, disse o fiscal responsável pela operação, Genésio Lima.
O que dizem as distribuidoras que abastecem o Amapá?
As distribuidoras que abastecem o mercado amapaense confirmaram na segunda-feira (31) que houve um “contratempo” com as balsas de transporte dos combustíveis ao estado, mas que não havia riscos de desabastecimento.
A Vibra disse em nota na segunda-feira (31) que os estoques estavam até então em fase de recomposição e casos pontuais de atraso poderiam ocorrer.
Já a distribuidora Ipiranga disse na mesma data em nota que o abastecimento de sua rede seguia normal na região, dentro do volume habitual de compras de seus revendedores e clientes.
Nesta quinta-feira (3), representantes locais de distribuidoras voltaram a confirmar que houve atraso nas balsas, e que nos últimos dias, o descarregamento do produto foi dificultado por causa das chuvas e da falta de energia no pier das companhias.
Houve de fato desabastecimento e as filas influenciaram?
Durante toda a semana foram registrados postos fechados sem combustíveis. Na manhã desta quinta-feira por exemplo, um rede estava com 16 postos desabastecidos.
A intensa procura pelo combustível que foi registrada em diversos vídeos que circulam nas redes sociais também causou impacto no desabastecimento.
Filas extensas em postos de gasolina após alertas de falta de combustível na web
Os posto que estavam fechados já estão abastecidos?
O processo do descarregamento à entrega do combustível nos postos leva cerca de oito horas, e como o mercado está desabastecido, a regularização do fornecimento acontece aos poucos.
Muitos postos que amanheceram sem gasolina nesta quinta-feira (3) foram abastecidos no início da tarde, no entanto, como a busca ainda é alta, em muitos estabelecimentos a gasolina já acabou novamente.
O cenário atual é o seguinte: quando os postos são abastecidos as filas extensas se formam e horas depois o combustível acaba.
A expectativa é que a situação comece a normalizar a partir desta sexta-feira (4).
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.