Amapá tem primeira colheita de soja na região Centro-Oeste do estado


Colheita ocorreu no sábado (19) no município de Pedra Branca do Amapari. Lavoura também terá colheita de milho nas próximas semanas. Colheita de soja ocorreu em Pedra Branca do Amapari
Rafael Aleixo/g1
O Amapá teve neste último sábado (19) a primeira colheita de soja na região Centro-Oeste do estado. O feito inédito ocorreu no município de Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 183 quilômetros de Macapá, em uma área de 165 hectares, localizada às margens da Rodovia Perimetral Norte.
O evento “Dia de Campo” contou com a participação dos representantes do grupo Agromix, produtores da região, representantes do poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal e do governador Clécio Luís (Solidariedade).
Além da soja, a lavoura que possui um total de 400 hectares, também conta com a plantação de milho, que deve ser colhida nas próximas semanas. Para a CEO do grupo Agromix, Melissa Favacho, o momento é de celebração para o estado.
“É um marco para nós enquanto empreendedores e para o município que vê um momento de renovação de esperança. Muitos empregos serão gerados através do agronegócio e deste projeto. O Amapá tem um potencial e vocação enorme no setor primário”, disse a Melissa Favacho.
Plantação de soja do grupo Agromix
Rafael Aleixo/g1
O potencial de produção é de 45 sacas de soja por hectare e 70 sacas de milho por hectare. De acordo com a prefeita Beth Pelaes, o momento é de comemoração e também de abertura para mais investimentos.
“É um momento histórico pra Pedra Branca. Temos uma secretaria de meio ambiente e quem quiser fazer investimentos aqui no município, estamos de portas abertas”, disse a prefeita do município.
O governador Clécio Luís destacou o crescimento do agronegócio no Amapá, com destaque para o potencial dos grãos para consumo interno e exportação.
Grãos devem baratear valor da ração na região
Rafael Aleixo/g1
“O Governo apoia a atividade econômica produtiva sustentável que gera emprego, renda, divisas, negócios, que gera dignidade, desde a agricultura familiar que coloca o alimento na nossa mesa até o grande produtor que exporta nossos produtos.”, disse Clécio Luís.
O grupo informou que está abrindo novas frentes de trabalho nos municípios de Macapá, com a criação de gado; em Porto Grande, com animais de raça pura; e em Tartarugalzinho, com prospecção para área com mais de 1 mil hectares de soja e milho.
Com destaque para soja, produção de grãos no AP tem crescimento estimado de 13% até final do ano
Pedra Branca é o primeiro município do AP a implementar manejo florestal sustentável
Crescimento da produção de grãos no Amapá
Lavoura de soja no Centro-Oeste do Amapá
Rafael Aleixo/g1
Com uma área plantada de 11,1 mil hectares em 2021 e 2022 e um avanço previsto de 12,4 mil hectares na próxima safra até o final do ano, o Amapá tem um crescimento estimado de 13% na produção de grãos do estado.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que de 21,6 mil toneladas de grãos a produção vai chegar a 24,4 mil toneladas.
Neste caso, o destaque é para a produção de soja com o crescimento de 14,5%, que representa 19,7 mil toneladas em 2022 e 2023. A área de lavoura plantada com o grão subiu de 6,5 mil hectares para 7,4 mil hectares no período.
O levantamento registrou ainda que a produção da região Norte como um todo deve saltar 18,2%, num avanço de 14,3 milhões de toneladas na última safra para um valor estimado de 16,9 milhões de toneladas na próxima.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.