Operação Calçoene ocorre desde segunda-feira (11) e segue até sexta-feira (15). São aproximadamente 1000 militares, de 54 organizações. Comando Militar do Norte realiza treinamento de defesa na foz do amazonas
Exército Brasileiro/Divulgação
Uma operação de treinamento foi montada pelo Comando Militar do Norte para simular um assalto anfíbio, ou seja, um ataque pela praia, na foz do Amazonas. O local escolhido foi a praia do Goiabal, no município de Calçoene, litoral do Amapá. Os treinamentos contam com cerca de 1000 oficiais, de 56 organizações militares, e começaram na segunda-feira (11), seguindo até essa sexta-feira (15).
O foco da operação Calçoene é a defesa do território nacional, em um cenário logístico, neste caso, a foz do Amazonas. Participam militares do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
Os treinamentos conta com cerca de 1000 oficiais, de 56 organizações militares
Exército Brasileiro/Divulgação
General de Brigada. Sá Corrêa é o chefe do Centro de Coordenação de Operações, e destaca que a ideia é trabalhar as três forças: Força Aérea, Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro.
“O município de Calçoene foi escolhido justamente pela sua localização, esse espaço é propício a um ataque anfíbio, por isso, estamos aqui para uma somatória de conhecimento em prol da defesa da Amazônia”, avaliou o General.
Mais de 100 viaturas estão sendo usadas, entre elas dois lançadores múltiplos de foguetes. Parte desses materiais chegaram ao Amapá por transporte fluvial, de Belém até Macapá.
Mais de 100 viaturas estão sendo usadas, entre elas dois lançadores múltiplos de foguetes
Exército Brasileiro/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Comando Militar do Norte realiza treinamento de defesa territorial na foz do Amazonas, no AP
Bookmark the permalink.