Previsão do tempo: maio terá chuvas abaixo da média em todo Amapá, aponta meteorologia


Chuvas mais intensas são esperadas para o Norte do estado. Região Metropolitana terá entre 250 e 300 milímetros de chuvas. Região Metropolitana de Macapá terá entre 250 e 300 milímetros de chuvas
Rafael Aleixo/g1
O mês de maio terá menos chuvas que a média para este período do ano no Amapá. Serão cerca de 100 milímetros a menos, aponta a previsão do tempo do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), divulgada nesta terça-feira (2).
Em todo o estado, são esperados cerca de 250 milímetros, diferente dos 350 milímetros de outros anos. O meteorologista Jefferson Vilhena, do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Iepa, informou que o norte do estado terá o maior acúmulo de chuvas.
“Os maiores quantitativos de chuvas devem ocorrer sobre a faixa Norte do estado Oiapoque, Calçoene e Amapá. Na faixa central, essas chuvas devem ficar da normalidade pra um pouco abaixo com acumulados entre 250 e 300 milímetros”, explicou o meteorologista.
A faixa central do estado inclui a Região Metropolitana de Macapá e os municípios de Itaubal, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.
Já os municípios do Sul terão chuvas abaixo da média. Nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari os acumulados devem ficar próximos de 250 milímetros.
O meteorologista informou que um alerta foi emitido para as defesas civis municipais e para a Defesa Civil estadual com relação ao nível do Rio Jari, que se encontra em estado de alerta e emergência.
Segundo o especialista, algumas estações estão apontando cota de transbordamento sobre a média nas cabeceiras, e que pode atingir a baixa cabeceira, onde estão localizadas as duas cidades.
Vista aérea do município de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.