Outubro pode registrar temperatura mais alta do ano no Amapá, aponta previsão do tempo


Segundo a previsão do NHMet, as temperaturas máximas podem alcançar 35,5 º neste mês. Previsão do tempo, calor, sol, Centro de Macapá, Amapá
Rafael Aleixo/g1
O mês de outubro marca o pico da estiagem no Amapá e é considerado o período do ano mais quente, o que significa dizer que o estado pode registrar as mais altas temperaturas anuais nos próximos dias. Conforme o Núcleo de Hidrometeorologia (NHMet), a previsão é de poucas chuvas e sol forte, com alerta para os focos de calor.
🌞 🌡️ Segundo a previsão do NHMet, as temperaturas máximas podem alcançar 35,5 º neste mês.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
No último domingo, sendo o primeiro dia do mês de outubro, a natureza já deu uma demonstração desses números mais elevados. Na data, foi registrada a segunda temperatura acima dos 35º deste ano até a publicação desta reportagem. O primeiro registro aconteceu em setembro.
Segundo o meteorologista Jefferson Vilhena, o mês de outubro tem o recorde de temperatura mais elevada do estado desde 2010, quando no período, o estado alcançou a máxima de 36,5 º.
“De 2010 para cá nós não alcançamos mais essas temperaturas. Agora nós estamos passando pelo evento El Niño, – fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas – e isso pode intensificar neste ano o período de estiagem”, comentou.
O que é o fenômeno El Niño
O El Niño, assim como a La Niña, determina mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variações na distribuição das chuvas em algumas partes do mundo — inclusive o Brasil.
🌧️ No Amapá, as chuvas para esse período variam entre zero e 20 milímetros na região central do estado, entre 20 e 60 mm na região sul e entre zero e 20 mm nas regiões leste, oeste e norte do estado.
Chuva – Meteorologia – Macapá – Amapá – Previsão do tempo
Rafael Aleixo/g1
“Existe o risco de que essas chuvas possam vir acompanhadas de rajada que podem chegar ou ultrapassar os 60 km por hora”, alertou Vilhena.
👨‍🚒⚠️🌳 Com relação aos focos de incêndio, o meteorologista revelou que, até a publicação desta reportagem, o estado já ultrapassou cerca de 300% dos focos com relação ao ano passado.
Em número absolutos, no ano passado foram registrados 2.700 focos, enquanto neste ano, já são mais de 5 mil casos.
O município de Tartarugalzinho, no norte do estado, segue sendo desde setembro a região mais atingida por queimadas.
Tartarugalzinho é a cidade que mais registra focos de incêndio no Amapá
CBM/Divulgação
Tartarugalzinho é o município mais atingido por queimadas no AP
“Tartarugalzinho é o que mais está concentrando focos de incêndio e de calor de acordo com o satélite. Já entramos em contato com órgãos competentes para que tomem as devidas providências”, detalhou Vilhena.
Com os alertas, é importante tomar alguns cuidados com a saúde e com o meio ambiente entre eles:
beber bastante água
não se expor muito ao sol
Caso seja inevitável usar protetor solar ou guarda-sol
aproveitar ao máximo as sombra das árvores
Não fazer queimadas nos quintais
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.