Círio de Nazaré 2023: bispo de Macapá orienta sobre cuidados na procissão deste domingo (8)


Dom Pedro José Conti alertou para importância de ser proteger do sol e levar itens como bonés e sombrinhas. Programação ocorre durante o pico do verão amazônico
Rafael Aleixo/g1
Todos os anos o Círio de Nazaré arrasta centenas de fiéis de pelas ruas da capital, neste domingo (8) não será diferente. Por conta das altas temperaturas do verão amazônico o bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, emitiu um comunicado à população sobre os cuidados com o bem-estar que devem ser tomados durante a procissão (Veja comunicado na íntegra nesta matéria).
🌞 🌡️ Neste mês de outubro, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá (NHMet), a previsão é de poucas chuvas e sol forte.
Outubro pode registrar temperatura mais alta do ano no Amapá, aponta previsão do tempo
Veja também:
Círio de Nazaré 2023: veja como fica o trânsito, segurança e transporte público neste domingo (8)
Círio na Rede: primeiro projeto da Fundação Rede Amazônica no Amapá arrecada doações
Círio de Nazaré 2023: veja a programação completa no Amapá
Comunicado na íntegra
A todos os irmãos e irmãs que se preparam para celebrar com fé e alegria o Círio de Nossa Senhora de Nazaré no próximo Domingo 8 de outubro de 2023:
Uno a minha voz àquela de muitos outros, das autoridades e dos organizadores da Festa para apresentar algumas recomendações com a finalidade de evitar transtornos durante a Missa campal e a Procissão do Círio.
Sabemos que nos esperam dias quentes e abafados, portanto convido todos e todas, sobretudo quem é responsável de crianças e idosos, a tomar algumas simples providências.
Lembro que as normas para receber a Santa Eucaristia nos pedem somente uma hora de jejum antes de receber o Corpo do Senhor, isto significa que não precisa sair de casa cedo sem tomar café ou outra alimentação.
Para nos proteger do sol, convido a trazer um chapéu, um boné ou algo que possamos colocar na cabeça. Não será falta de respeito, será para a nossa proteção e saúde. Igualmente além da água oferecida ao longo do percurso, seria bom que cada um trouxesse uma garrafinha para garantir a própria hidratação e eventualmente das crianças e idosos que nos acompanham.
O costume também de usar sombrinhas pode ajudar seja na Missa, seja na Procissão. Peço a todos e a todas de partilhar estas simples recomendações para que mais pessoas possam participar do Círio sem medo de ter prejudicada a própria saúde.
Sem dúvidas todos confiamos na proteção de Nossa Senhora de Nazaré, mas algumas medidas preventivas nos ajudarão a cantar com mais ânimo e disposição os louvores daquela que invocamos como Mãe e Intercessora nossa.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.