Jovem de 27 anos é um dos artistas do Brasil todo que compõe a academia do Prêmio Multishow. Conheça história do músico. Conheça Pretogonista: rapper do AP está entre artistas que vão escolher os vencedores do Prêmio Multishow 2023
Arquivo Pessoal
O jovem artista que teve contato com a música desde pequeno admirando o pai, Jorge Filipe Silva de Araújo, de 27 anos, mais conhecido com Pretogonista, canta Rap desde 2014 e atualmente tem carreira consolidada com participação em grandes eventos dentro e fora do Amapá.
Ele teve o trabalho mais uma vez reconhecido em nível nacional e faz parte da Academia Prêmio Multishow, que vai escolher os vencedores de 17 das 23 categorias em que competem grandes nomes da música brasileira.
Veja também: Cantora do AP Ariel Moura é indicada ao Prêmio Multshow’; VOTE
Desde o início da carreira, o rapper já participou de grandes eventos como o Quilombo Groove e a Expofeira em Macapá, e o “Bloco do Hip-Hop” em Manaus. Durante a pandemia o artista participou de lives como a do Pororoca Sound, projeto com o qual ele também lançou um de seus álbuns.
Atualmente Pretogonista possui em sua discografia 3 álbuns, 1 com o coletivo de Mc’s Máfia Nortista e 2 solos: “Visão Periférica” e “Oriki”.
Assista aqui videoclipe oficial de “Oriki”
Assista aqui videoclipe oficial “Flow Marabaixo”
Ouça aqui o álbum completo “Oriki”
Conheça Pretogonista: rapper do AP está entre artistas que vão escolher os vencedores do Prêmio Multishow 2023
Arquivo Pessoal
Biografia
A história do artista no mundo da música começou em casa. O pai dele, Jorge Alberto, mais conhecido como “Poca”, fundou o primeiro grupo de rap do Amapá , O C.R.G.V (Clã Revolucionário Guerrilha Verbal).
Mais tarde, já adolescente, Pretogonista começou a trilhar o próprio caminho, em 2014. Nesse primeiro momento ele se lançou com o nome artístico “Antagonista” e logo em seguida mudou para Preto Jorge Antagonista.
Conheça Pretogonista: rapper do AP está entre artistas que vão escolher os vencedores do Prêmio Multishow 2023
Arquivo Pessoal
O destaque nas músicas era a realidade vivida nas periferias da cidade, o preconceito e a desigualdade social.
De lá pra cá, o artista reconhece que passou por muitas mudanças tanto no nome quanto na música. No decorrer dos anos, conheceu outros projetos musicais como o “Máfia Nortista”.
Em meados de 2018, o artista trouxe para as canções as raízes culturais e ancestrais da família. Foi quando ele lançou o single “Flow Marabaixo” em referência a bisavó Venina, que é uma das grandes personalidades do Marabaixo e da cultura negra do estado do Amapá.
Em agosto deste ano, Pretogonista participou do evento “Quilombo Groove – Preces, Louvores e Batuques”, na Maloca da Tia Chiquinha, no Quilombo do Curiaú.
Em outubro, ele participou da programação da Expofeira, um dos maiores eventos do estado do Amapá.
Conheça Pretogonista: rapper do AP está entre artistas que vão escolher os vencedores do Prêmio Multishow 2023
Arquivo Pessoal
Academia do Prêmio Multishow
A Academia é composta por artista de todo o Brasil e eles são os responsáveis por indicar os artistas e também por escolher os vencedores em 17 das 23 categorias. As outras 6 categorias são escolhidas por meio de voto popular.
O evento que completa 30 anos em 2023, traz como novidade neste ano a Categoria Brasil, na qual todos os estados brasileiros estão representados e é uma das categorias em que os vencedores serão escolhidos por voto popular.
Uma das indicadas nesta categoria é a cantora amapaense Ariel Moura. A música indica para concorrer é Língua Intrusa, uma composição de Joãozinho Gomes e Enrico Di Micelli.
VOTE AQUI
VEJA TUDO SOBRE O PRÊMIO MULTISHOW
Para a organização do evento, esse é mais um passo importante para refletir cada vez mais a diversidade de gêneros e agentes que movem o mercado da música brasileira.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Conheça Pretogonista: rapper do AP está entre artistas que vão escolher os vencedores do Prêmio Multishow 2023
Bookmark the permalink.