Tutores devem se atentar aos sintomas para diagnóstico e tratamento. As cadelas são as mais susceptíveis em ter câncer de mama
Reprodução/Internet
Você sabia que o câncer de mama não se limita aos seres humanos? O tutor deve ficar atento ao detectar primeiros sintomas. É necessário levar o pet à uma avaliação no médico veterinário para o diagnóstico e tratamento. A principal forma de evitar essa doença é realizando a cirurgia de castração.
De acordo com os dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (Cfmv), o câncer de mama atinge uma grande porcentagem de pets fêmeas, sendo 45% das caninas e pelo menos 30% das felinas. Cerca de 20% dos casos são diagnosticados em estado já avançado.
Sintomas que podem ser detectados na região das mamas
Vermelhidão;
Inchaço e dor;
Secreções com sangue, pus ou leite;
Odores fétidos;
Presença de nódulos
O tutor deve palpar a região mamária do pet em busca dos nódulos e demais sintomas.
Isadora Pereira/g1
Segundo o médico veterinário Denis Quintas, para a identificação da doença, é realizada a palpação nas mamas para encontrar possíveis nódulos. Além de exames sanguíneos, são realizados ultrassons abdominais e raio-x do tórax para identificar a metástase, que acontece quando uma célula da doença migra de um lugar para o outro.
O profissional destaca a prevenção da presença destes tumores em fêmeas, sendo necessária a castração precoce antes do primeiro cio, entre 5 e 7 meses de idade.
“A castração é um método excelente para a prevenção do câncer de mama em pets, se for castrado precocemente, a gente tem uma diminuição de 98% da doença se desenvolver”, disse.
Veja como cadastrar seu pet no censo animal
Você sabia que cães e gatos podem desenvolver câncer de mama?
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Outubro rosa pet: cães e gatos também podem desenvolver câncer de mama; saiba mais
Bookmark the permalink.