Elysa Pinheiro Andrade estava intubada há 3 dias na UTI de um hospital público em estado grave. Acidente aconteceu nesta quinta-feira (26) em frente ao Canal das Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá. A pequena Elysa Pinheiro Andrade de apenas 3 anos, que teve 75% do corpo queimado durante a explosão de uma embarcação no rio Amazonas em frente ao Canal das Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá, não resistiu e morreu na tarde deste sábado (28). Ela estava internada há 3 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).
A morte da criança foi confirmada pela família. O acidente aconteceu na última quinta-feira (26) durante a partida do barco em direção a comunidade do Rio Anajás, no municipío de Afuá, no interior do Pará.
Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou em nota que Elysa recebeu todos os cuidados necessários na UTI, sendo acompanhada e avaliada diariamente por uma equipe multiprofissional (Veja nota na íntegra no final desta matéria).
Veja também:
Ribeirinho dono de embarcação que explodiu no Rio Amazonas salvou 16 pessoas: ‘não podia deixar ninguém’
Além da menina de 3 anos, outras 8 pessoas ficaram feridas. Uma mulher grávida de 7 meses e um homem ficaram em estado mais grave.
O estado de saúde da menina era grave. Ela ficou com 80% do corpo queimada e estava intubada na UTI.
Explosão
VÍDEO: Embarcação pega fogo no Rio Amazonas; incêndio teria começado botijão de gás
Por volta da 16h da última quinta-feira (26), vários vídeos nas redes sociais mostravam uma embarcação tomada pelo fogo na orla de Macapá. Aos poucos chegavam notícias sobre a situação dos passageiros que estavam no barco.
Segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), o incêndio teria começado com a explosão de um botijão de gás. Dezessete pessoas estavam na embarcação, que tinha como destino a comunidade do Rio Anajás, localidade do município de Afuá, no interior do Pará.
O proprietário da embarcação confirmou que o incêndio começou com a explosão do botijão e afirmou que a embarcação era familiar e que não trabalhava com transporte de combustíveis.
“O momento foi de pânico porque a botija estourou e a gente não sabe como foi para estourar. Só que tinha barco por perto, que socorreu até a lancha da praticagem chegar. O que explodiu foi só o gás, não tinha outra coisa. A embarcação era da família, não era de passar nem combustível e nem passageiro, era só a família”, afirmou.
Não houve mortes, mas o fogo atingiu a maioria dos tripulantes. A Capitania dos Portos do Amapá informou que vai instaurar um inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
Nota na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comunica com pesar o falecimento da pequena Elysa Pinheiro Andrade, de 3 anos, neste sábado, 28. Ela e a família foram vítimas de um incêndio que atingiu uma embarcação no Rio Amazonas, na última quinta-feira, 26.
Elysa deu entrada no Hospital de Emergências (HE) de Macapá, mas logo foi transferida para o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), para receber todos os cuidados necessários na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo acompanhada e avaliada diariamente por uma equipe multiprofissional.
A Sesa lamenta profundamente a morte da pequena Elysa e manifesta solidariedade aos familiares nesse momento de dor e tristeza.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Após 3 dias internada, morre criança de 3 anos que teve 75% do corpo queimado em explosão de barco no rio Amazonas
Bookmark the permalink.