Operação Amapá Verde: 653 focos de queimadas já foram combatidos pelos Bombeiros


A operação segue até o dia 06 de dezembro em todo o Estado e atua no combate a incêndios florestais nos municípios mais afetados pela estiagem. Corpo de Bombeiros do Amapá no combate de queimadas
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Durante noventa dias da Operação Amapá Verde, a coordenação identificou 653 focos de queimadas, incluindo o interior do Estado e a região metropolitana. Todos foram combatidos pelos militares do Corpo de Bombeiros do Amapá.
De acordo com dados da operação, até esta terça-feira (14), 177 focos foram prevenidos e 153 áreas monitoradas em trabalho de campo e de modo remoto.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
O coordenador da operação e capitão do Corpo de Bombeiros do Amapá, Rithely Barbosa informou que conforme dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), existe um crescimento de cerca de 120% dos registros de focos de incêndio em comparação ao mesmo período do ano passado.
“A elevação das queimadas é atribuída a fatores como mudanças climáticas, incluindo o fenômeno El Niño, práticas agrícolas inadequadas e atividades humanas”, ressalta o coordenador.
Monitoramento
Para ajudar na identificação dos focos, as equipes da Amapá Verde fazem rondas a pé diariamente nos pontos mais críticos mapeados pela operação.
Além do trabalho em campo, é realizado também o monitoramento remoto, que busca identificar focos de calor através de ferramentas tecnológicas captadas por sensores via satélites.
Operação Amapá Verde – combate a queimadas no Amapá
Rafael Aleixo/g1
Operação Amapá Verde
Está atuando no combate a incêndios florestais nos municípios mais afetados pela estiagem. A operação segue até o dia 06 de dezembro.
A ação é um desdobramento da operação ‘Guardiões do Bioma’, do Governo Federal e dividida em oito ciclos operacionais, cada equipe fica 15 dias nas bases avançadas nos municípios.
Estão participando da ação a Polícia Civil, com a Delegacia Especializada em Crimes Ambientais, a Polícia Militar, com o Batalhão Ambiental, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Federal.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.