Agentes da Força Nacional serão enviados ao Amapá para ajudar no combate aos incêndios florestais


Pedido foi feito pelo governo estadual ao Ministério da Justiça, que vai enviar 48 agentes nesta próxima semana. Equipamentos começam a sair de Brasília neste domingo (26). Incêndio na Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Leste Amapá, chegou a 8 quilômetros de extensão
Rafael Aleixo/g1
O Amapá vai receber 48 agentes da Força Nacional de Segurança para reforçar as equipes que atuam no combate aos incêndios florestais que atingem o estado. Na sexta-feira (23), o governo do Estado recomendou que grupos prioritários em 7 municípios mais afetados usem máscaras com filtro N95 por conta da fumaça dos incêndios.
Segundo o governo, os agentes vão chegar ao estado na próxima semana. Serão enviados também equipamentos como picapes de combate a incêndios, motobombas, sopradores para contenção na linha de frente e mochilas para o resfriamento de áreas já combatidas e para apagar pequenos focos.
Os materiais saem de Brasília neste domingo (26). O apoio da Força Nacional foi um pedido feito pelo governador Clécio Luís ao ministério da Justiça e Segurança Pública.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
“Teremos apoio de homens, de viaturas, de equipamento, de logística, para enfrentarmos os incêndios e a pior qualidade do ar já identificada no Amapá, que geram consequências na agricultura, na piscicultura, na pesca, mas principalmente na saúde das pessoas”, descreveu o governador.
No estado, os maiores incêndios se concentram na Região dos Lagos, no Leste, e em áreas do Centro. Só a Reserva Biológica do Lago Piratuba concentra 3 grandes incêndios. A área protegida, que tem um total de 392.474 hectares, teve 8 mil hectares de vegetação consumidos pelas chamas.
A reserva está localizada nos municípios que Amapá e Tartarugalzinho, que estão em situação de emergência por conta da estiagem.
Os municípios com situação crítica são: Macapá, Mazagão, Santana, Itaubal, Cutias, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Amapá. Mais de 2.361 focos ativos de queimadas foram registrados.
Macapá coberta por fumaça na quinta-feira (23)
Rafael Aleixo/g1
LEIA MAIS:
Incêndio está incontrolável na Reserva Biológica do Lago Piratuba no Amapá, diz Ibama
No AP, incêndio na Reserva Biológica do Lago Piratuba chega a 8 quilômetros de extensão
No AP, é registrado uma média de 8 focos de calor por dia; vegetações chegam a queimar por 6 horas
Incêndios já consumiram mais de 8 mil hectares da Reserva Biológica do Lago Piratuba, no AP
‘Atingimos níveis altíssimos’, diz Sema sobre fumaça concentrada em Macapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.