Dados divulgados pela Secretaria de Bem-Estar Animal registram 3.965 animais cadastrados no censo nos meses de agosto a novembro. Saiba como ajudar animais abandonados no AP
Josi Paixão/g1
O mês de dezembro tem o foco no combate ao abandono e os maus-tratos contra animais, buscando conscientizar a população. No Amapá é comum encontrá-los vagando machucados e sem amparo.
A população pode ajudar estes animais através de ações individuais, contribuindo com organizações não governamentais (ONGs) e com projetos sociais que possuem como objetivo a redução do abandono e o incentivo à adoção responsável. (ONGs e projetos estão listados no final da reportagem)
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
O que fazer ao encontrar um animal de rua
Saiba como contribuir para a qualidade de vida de animais de rua em Macapá
Arquivo/g1
Ofereça água e comida;
Se o animal for arisco ou agressivo, procure uma unidade de resgate para cães e gatos, para uma melhor assistência;
Procure ferimentos e se o animal está sentindo dor, caso detectado é necessário levar ao veterinário para uma avaliação;
Divulgue imagens com a descrição do animal e onde ele foi encontrado em suas redes sociais;
Fale com os vizinhos e comerciantes do bairro, já que o dono do animal pode estar fazendo o mesmo;
Caso não consiga encontrar o dono, tente levá-lo a um abrigo temporário. O ideal é que seja um espaço seguro e tranquilo. Até que seja examinado e vacinado, é aconselhável que o animal fique separado dos demais.
É necessário se responsabilizar pelo animal, antes de entregá-lo à adoção, com os seguintes passos:
O cadastro no censo animal; (saiba mais abaixo)
O animal dever ser vacinado e vermifugado, se possível castrado;
Após este processo, encaminhe-o para adoção;
O Hospital Veterinário de Macapá possui vários destes serviços disponíveis e está em funcionamento no Ramal do Alemão, localizado na Fazendinha, próximo ao Bioparque da Amazônia.
Hospital Veterinário público de Macapá
PMM/Divulgação
Cadastro no Censo Animal
Este ano foi feito o primeiro Censo Animal do Amapá, que vai mapear os animais em situação de rua do Estado, com o intuito de ampliar o amparo. Ofertando vacinas, vermifugação e a castração dos pets. Ainda não existem políticas públicas para os animais em situação de rua.
Os dados divulgados pela Secretaria de Bem-Estar Animal (Secbea) registram 3.965 animais cadastrados no censo nos meses de agosto a novembro, dentre eles estão animais em situação de rua, com tutores e em supervisão de ONGs.
Segundo a coordenadora da secretaria Luciane Menegolo, o censo animal é importante para quantificar principalmente os animais que estão nas ruas e mensurar o total de investimento que vai ser feito para determinado local.
Veja também:
Censo animal mapeia população dos animais de rua no AP; veja como fazer cadastro
Campanha Dezembro Verde
No mês de combate ao abandono animal, a conscientização sobre a causa é fortalecida. A Secbea destacou que durante o mês de dezembro, serão realizadas diversas campanhas de conscientização no estado, com coberturas vacinais, caminhadas contra os maus-tratos e palestras com especialistas. Datas das caminhadas ainda serão divulgadas, e devem acontecer em todos os municípios do Amapá.
“Dezembro é um mês de festas, viagem e férias, e infelizmente algumas pessoas acabam abandonando seus animais ou deixando na responsabilidade de outras pessoas. Trabalhamos muito a questão da conscientização pra que os animais sejam deixados com pessoas responsáveis que não abandonem”, finalizou a coordenadora Luciane.
Durante este mês serão trabalhados os seguintes temas:
Doenças relacionadas ao abandono animal;
O papel social do médico veterinário;
Como fazer uma denúncia;
Adoção responsável
Contribua para ONGs e projetos
Um projeto realizado por acadêmicos de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (Unifap) que ajuda os animais em situação de vulnerabilidade dentro do Campus do Zerão, realizou um levantamento. De acordo com a diretora do projeto MI-AU, Serena Vitória Freitas, são mais de 48 animais abandonados somente na Unifap.
“Durante as coletas, registramos a presença de 48 animais, entre gatos e cachorros, sendo cachorro sua maioria, mais de 90% permaneceram na universidade entre os meses de agosto e novembro”, reforçou.
Relembre a história da gatinha comunitária da Unifap. Joelma apareceu no Departamento de Letras e Artes durante a pandemia da covid-19, quando não haviam alunos na universidade, só em 2022 que eles então a conheceram.
Ela foi apadrinhada pelos alunos e professores, que ajudaram na sua castração e ainda contribuem para sua qualidade de vida com alimentação e brinquedos.
Gatinha Joelma é cuidada por alunos e professores da UNIFAP
Redes sociais/Reprodução
Além do processo de apadrinhamento ou adoção, também é possível ajudar os animais de rua com alimentos, remédios, tratamentos e demais necessidades, realizando doações para as ONGs e projetos de Macapá que atuam diretamente no amparo. Conheça algumas abaixo.
ONG Anjos Protetores
A ONG Anjos Protetores funciona através de modalidades, sendo elas: o voluntário que atua diretamente na ajuda de cães e gatos, como a alimentação, o banho e a limpeza do local onde eles ficam. O voluntário que cede o lar temporário, acolhendo o animal que precisa de cuidados imediatos. Outra modalidade é o voluntário investidor, que realiza uma doação mensal para a ONG e contribui para alimentos e tratamento. Para ser um voluntário é necessário uma entrevista com os membros fundadores.
Instagram: @anjosprotetoresong
Projeto MI-AU
O projeto promove a arrecadação de ração para gatos e cachorros, além de medicamentos e itens essenciais, que buscam aprimorar a qualidade de vida dos animais. Também são realizadas vendas em que o lucro é destinado ao suporte dos animais abandonados mapeados no Campus Marco Zero da UNIFAP. Para se voluntariar e realizar doações, é preciso seguir o instagram do projeto e preencher o formulário disponibilizado.
Instagram: @projetomi_au
acesse o formulário para voluntários
Projeto Amar
O projeto atua diretamente no resgate de animais de rua e auxilia com medicamentos, transporte e ração, provenientes de doações. Após o tratamento e saúde reestabelecida, são divulgadas as fotos do animal nas redes sociais ou em grupos de proteção, em busca de uma adoção responsável, de preferência com um lar sem acesso à rua. Para adotar, o tutor precisa assinar um termo de compromisso de posse responsável. É preciso entrar em contato para adotar ou se voluntariar.
Instagram: @amar.ong.ap
Grupo amor por 4 patas
O grupo amor por 4 patas auxilia principalmente na castração e no processo de recuperação de animais de rua adoecidos. Cedendo um lar temporário para o animal, após a saúde reestabelecida, as fotos do pet são divulgadas nas redes sociais em busca de um tutor responsável. Também é possível apadrinhar uma castração.
Instagram: @grupoamorporpatas
Instituto Vira-Latas
O instituto Vira-Latas e seus voluntários, possuem a missão de resgates de animais de rua, vítimas de maus tratos, acidentes e abandono, proporcionando melhores cuidados, procurando instalações adequadas e arrecadando alimentos e medicamentos necessários através de doações. Através do instituto também é possível apadrinhar uma castração.
Instagram: @instituto_viralatas
ONG Gateiros Tucujus
O projeto busca ajudar animais em situação de vulnerabilidade. Os voluntários cedem um lar temporário para o animal, que recebe uma rede de apoio dos membros com as doações que também são recebidas. A ONG também contribui para tratamentos médicos e castração dos pets quais os tutores que não possuem condições financeiras.
Instagram: @gateirostucujus
Denuncie
No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Que consiste na pena de três meses a um ano de prisão para o autor.
Em casos de abandono e outros maus-tratos, a denúncia pode ser realizada diretamente na Delegacia do Meio Ambiente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), localizado no bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá ou online através da delegacia virtual e pelo telefone (96) 98148-7378.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Dezembro verde: mês reforça o combate ao abandono animal no AP
Bookmark the permalink.