Em situações de emergência e perigo iminente a Defesa Civil deve ser acionada através do telefone (96) 3242-1770, que possui o atendimento disponível 24 horas. Período de chuvas intensas pode provocar situações de perigo para a população
Rafael Aleixo/g1
Após um longo período de estiagem, o inverno amazônico chegou com fortes chuvas no Amapá. Os atendimentos da Defesa Civil foram intensificados pela Prefeitura de Macapá, pois este é um período de ventos fortes e chuvas intensas, que por muitas vezes provocam alagamentos, destelhamento das casas, queda de árvores e falta de energia.
No início deste período, no dia 26 de novembro, no domingo, o Amapá registrou 35 milímetros de chuvas com ventos de até 55 quilômetros por hora, deixando vários pontos alagados e árvores derrubadas.
Em situações de risco que apresentem perigo iminente ao cidadão e sua residência, a Defesa Civil deve ser acionada e está em funcionamento 24 horas através do telefone (96) 3242-1770.
De acordo com o meteorologista Jefferson Vilhena, do Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), a previsão para o fim de ano no Estado é de chuvas menos intensas, no entanto a chegada das nuvens pode provocar fortes pancadas de chuvas em áreas isoladas.
O coordenador de Defesa Civil, Aldair Santos, explicou sobre o trabalho de prevenção a estas situações de risco que o período traz para a população.
‘’Fazemos um trabalho de prevenção feito ao longo do ano. Esse trabalho é caracterizado por mapeamento dessas áreas de riscos e sinistros’’, destacou.
Defesa civil possui atendimento 24 horas em Macapá
Arquivo/PMM
Adote medidas de proteção:
Em casos de chuvas intensas, é prudente tomar algumas iniciativas, sendo elas:
Diminuir a velocidade do veículo, ligar o pisca-alerta, ou parar no acostamento;
Ao estacionar, evitar deixar o veículo embaixo de árvores;
Em casos de alagamento evite ter contato com água;
Em alagamentos nas áreas de ressaca ou canais evitar ter contato com a água.
Algumas quedas de árvores interferem na fiação elétrica, causando a falta de energia. Em casos como este a Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea) deve ser acionada através dos canais de atendimento para a abertura de ocorrências, pelo número (96) 3082-2949, no site (ap.equatorialenergia.com.br) e pela central de atendimento por meio do 0800 096 0196.
Receba alertas pelo telefone:
É possível receber alertas Defesa Civil Nacional gratuitamente e no celular, enviando um SMS com o CEP de onde mora ou outro local de interesse, para o número 40199. Não há limites para locais cadastrados. Os avisos que o cidadão recebe possuem informações de risco e orientações para a autoproteção.
Veja também:
Chuva intensa deixa pontos de Macapá alagados
Chuva de granizo é registrada no interior do AP
Vídeo mostra momento em que ventania arrasta cadeiras no AP
Chuvas mais intensas devem cair no Norte do AP
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Defesa Civil reforça medidas de proteção após chuvas intensas em Macapá
Bookmark the permalink.