Duas crianças morrem após surto de gripe no Amapá


Um dos casos é uma criança indígena de Pedra Branca do Amapari que morreu neste domingo (14). Estado definiu medidas emergenciais para conter surto e aumentar cobertura vacinal. Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA)
GEA/Divulgação
Duas crianças morreram neste final de semana após um surto das síndromes gripal e Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amapá. Um dos casos é uma criança indígena que morreu neste domingo (14) após agravamento de bronquite.
A criança indígena era de Pedra Branca do Amapari, distante 183 quilômetros de Macapá, e estava internada no Pronto Atendimento Infantil (PAI) com sintomas de desconforto respiratório.
De acordo com o governo, todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas estão lotadas.
Veja medidas anunciadas para cobater surto de síndromes gripais no Amapá
Clécio Luís, governador do Amapá, decreta emergência de saúde após surto de síndromes gripais
Netto Lacerda/GEA
O Governador do estado, Clécio Luis (Solidariedade), reuniu com os prefeitos dos 16 municípios do amapá para tomar medidas emergenciais. O Ministério da Saúde foi informado sobre o quadro epidemiológico infantil do estado. A prefeitura de Macapá adiantou a vacinação para o público em geral da influenza.
Veja abaixo as medidas definidas após a reunião para cobater o surto:
Aumento de UTIs em Macapá e Santana
Intensificação da campanha de vacinação
Decreto com medidas sanitárias
Restituição do Comitê de Emergência em Saúde
Reforço de oxigênio nas unidades de saúde
Aumento de escalas de plantões
O que é a influenza?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
A vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.