‘Operação Mute’: 3ª fase apreende celulares, facas e drogas em penitenciária do AP 


Ação ocorre em todo o Brasil com apoio de diferentes autoridades. Buscas ocorreram nesta quarta-feira (31) no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (lapen).  3º fase apreende celulares, facas e drogas em penitenciária
Sejusp/Divulgação
Durante a 3ª fase da Operação Mute, realizada nesta quarta-feira (31) no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (lapen), celulares, facas, drogas entre outros materiais foram apreendidos. A ação, que ocorre em todo o Brasil, segue até essa sexta-feira (2) e deve percorrer mais de 100 presídios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
VEJA TAMBÉM:
‘Operação Mute’: direção do Iapen apresenta medidas de combate ao crime organizado no AP
Veja lista de produtos apreendidos: 
Aparelhos celulares: 20
Carcaça de aparelho celular: 01
Placa frontal de aparelho celular: 01
Fones de ouvido: 04
Fonte e adaptador de carregador de celular: 08
Carregador de celular: 03
Substância supostamente entorpecente: 41
Faca e estoque: 18
Chip avulso: 02
Tomada artesanal: 02
Cabos USB: 04Pacote de folha de seda: 01
Pendrive: 02
Cartão de memória: 02
Escapulário, aliança e relógio: 07
Diversos papéis de anotações
Os agentes devem realizar neste período revistas dentro das penitenciárias. A ideia é barrar a comunicação de grupos criminosos com a parte externa do Iapen. 
Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Neto, a operação influencia de forma positiva na sociedade. A partir da diminuição da comunicação entre os presidiários e criminosos em liberdade, não há ordens partindo de dentro da prisão.
Ele destaca ainda que nesta fase não foi apreendido nenhum celular no presídio de segurança máxima do Amapá, inaugurado em setembro de 2023. Além de uma redução no número de materiais apreendidos em comparação às outras fases da ação. 
Penitenciária de segurança máxima do Amapá é inaugurada com capacidade para 200 presos
“O mês de janeiro nos deixa convictos de que estamos no caminho correto, pois fechamos o mês com os melhores índices dos últimos 10 anos, com uma redução de 60%. Isso nos mostra que devemos voltar nossas atenções ao sistema penitenciário.”, afirmou José Neto. 
Participam da operação representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen/MJ) e Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (lapen).
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.