Carnaval 2024: 59ª edição do bloco ‘A Banda’ arrasta multidões pelas ruas de Macapá


Foliões com diferentes fantasias e temáticas se reuniram neste domingo (3) Bloco ‘A Banda’ arrastou multidão em Macapá
Isadora Pereira /g1
Neste domingo (3) aconteceu a passagem do maior bloco de rua do Amapá, no município de Macapá. O clima nublado e quente não desanimou os foliões que aguardavam ansiosamente pela data, devido ao seu adiamento.
O tradicional desfile d’A Banda, inicialmente aconteceria no dia 13 de fevereiro, na terça-feira de Carnaval, mas devido às fortes chuvas que atingiram a capital na noite anterior, a data precisou ser adiada.
Além da passagem dos trios elétricos, bonecos de Olinda e as marchinhas, durante mais um ano, o que ficou em destaque, foi a criatividade dos brincantes. Diversos personagens e outras figuras e metáforas estiveram entre as fantasias na folia.
O Sandro Macapá, falou que sair fantasiado com a família na banda é uma tradição, e esse ano a inspiração foi uma fantasia que já tinham usado nos anos 90 “O show da xuxa”.
“Esse ano a gente trouxe um resgate lá de trás pra banda, com a minha mãe de 79 anos de xuxa, nossa família como as paquitas e eu de mosquito da dengue”, disse Sandro.
Família com fantasia de xuxa e paquitas
Isadora Pereira/g1
Família sai fantasiada todo ano em Macapá para desfilar junto com o bloco ‘A Banda’
Isadora Pereira/g1
A passagem aconteceu no percurso já conhecido pelos Foliões, com o início da concentração que iniciou à 13h30, em frente à Praça Veiga Cabral. O percurso seguiu às 14h pela Avenida Presidente Vargas, Rua Cândido Mendes, Avenida Henrique Galúcio, Rua Tiradentes, Avenida Feliciano Coelho, Rua Leopoldo Machado, voltu para a Avenida Ernestino Borges, onde fica a sede d’A Banda.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O presidente da Liesap, Helder Carneiro destacou que o adiamento foi essencial para que a segurança pudesse ser feita da forma adequada.
“O importante é brincar com segurança ,e garantir que integridade física das pessoas seja preservada”, disse o presidente da Liesap.
O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que a alegria e entusiasmo ainda são mantidos, mesmo com a alteração da data.
“‘Fizemos um circuito de blocos no entorno dessa data também para dar tudo certo para que a banda saia numa data diferente, mas com o mesmo brilho, com o mesmo entusiasmo, com a mesma alegria, gerando felicidade também emprego e renda, porque tem muita gente que está trabalhando hoje para gerar um dinheirinho”, disse o governador.
O Marcelo Rodrigo Souza, conhecido como “Miranha do Amapá”, aproveitou a oportunidade para se vestir de mulher aranha e empreender enquanto participa da festa.
“Hoje como é carnaval, mudei minha fantasia de homem aranha pra mulher aranha e tô aproveitando pra ganhar aquela grana extra pra sustentar a família, com o chopp alcoólico que o pessoal gosta nesse calor”, disse Marcelo.
Mulher Aranha empreende no carnaval no Amapá
Isadora Pereira/g1
Segurança
Na segurança, estiveram presentes de 450 agentes para garantir a segurança no evento para garantir a integridade da população, a Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM), a Polícia Civil (PC), o Grupo Tático Aéreo (GTA) e a Polícia Científica (PCA). As equipes foram distribuídas em postos estratégicos do percurso, a pé, em viaturas, motos, de acordo com o secretário de segurança. José Neto
“Para hoje foram destacados aproximadamente 450 agentes de todos os órgãos de segurança público, 290 policiais, 290 policiais militares, aproximadamente 100 bombeiros, 50 policiais civis, além de policiais penais que estão dentro do centro de monitoramento acompanhando as pessoas, verificando se algum apenado que esteja com alguma recessão por ventura esteja no meio da população será devidamente identificado”, disse o secretário.
Segurança foi reforçada na folia de Macapá
Isadora Pereira/g1
FOTOS: Veja como foi a passagem do bloco ‘A Banda’ no centro de Macapá neste domingo (3)
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.