Março pode registrar clima úmido e com fortes chuvas no Amapá, diz meteorologia


Interior do estado é a região que mais vai sofrer as alterações climáticas neste período. Ainda assim, a chuva continua sendo registrada abaixo da média, de acordo com as informações do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa). Mês de março tem previsão de fortes chuvas para o estado do Amapá.
Rafael Aleixo/g1
As pancadas de chuva vão se concentrar na região leste do estado, também acontecendo ao decorrer do mês, na região central do estado em Oiapoque e Calçe
No mês de março, o estado do Amapá passa por mais um período de fortes chuvas com pancadas, registrando um clima úmido, conhecido popularmente como ‘abafado’. Este período é considerado o mais chuvoso, se comparado com todo o período que começa em dezembro e finaliza em julho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo como o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), durante março, a média gira em torno de 400 milímetros. Ainda assim, o registro da quantidade de chuva no estado, é considerado abaixo da média.
As pancadas de chuva vão se concentrar na região leste do estado, também acontecendo ao decorrer do mês, na região central do estado, sendo em Oiapoque e Calçoene, com uma variação de 300 e 400 milímetros. Já as regiões oeste e sul, registram um quantitativo inferior à média, com uma variação de 150 milímetros de chuvas.
De acordo com o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena, os maiores quantitativos acontecem entre a faixa central e faixa norte do Amapá.
“Essa região é a que vai acumular os maiores quantitativos, variando entre 350 e 400 milímetros, quando a sua normalidade é de aproximadamente 500 milímetros, principalmente sobre os municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba e em Tartarugalzinho onde está nessa divisão entre a faixa central e a faixa norte. Esses eventos estão ocorrendo por conta do El Nino”, disse o meterorologista.
Já nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari, a previsão é de um mês com poucas chuvas, com acumulados variando entre 10 e 40 milímetros diários.
Ainda de acordo com o meteorologista, a previsão é que, a partir de abril, o estado volte a normalidade com chuvas na média esperada e mais intensas
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.