Mais dois bebês morrem em surto de síndromes respiratórias no AP; 201 seguem internados


Número de mortes chegou a 6 desde o início do surto no estado. Rede pública estadual segue com todos os leitos de UTI ocupados. Leito do HCA, em Macapá
Sesa/Divulgação
O governo do Amapá confirmou mais duas mortes de bebês com suspeita de síndromes respiratórias neste último fim de semana no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá. As vítimas eram do sexo masculino e tinham 8 e 2 meses de vida. O número de mortes chegou a 6 desde o início do surto no estado.
Exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, confirmaram a circulação de três tipos de vírus, entre eles a influenza e o novo coronavírus, que atingem principalmente bebês e as crianças.
Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o vírus predominante em circulação no estado é o vírus sincicial respiratória, presente em mais de 50% dos casos.
O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) registraram 174 internações, sendo 35 em leitos de UTI.
No Hospital da Mulher Maternidade Mãe Luzia (HMML) 26 bebês com menos de um mês de vida seguem internados com sintomas de síndromes respiratórias, sendo 1 em leito de UTI.
O número de leitos abertos em uma semana chegou a 249. A taxa de ocupação é de 100%, e em 90% dos casos, são de crianças com síndromes respiratórias.
Neste domingo (21) o governador do Amapá e autoridades de saúde se reuniram novamente com prefeitos dos 16 municípios do estado. Na reunião o governo apresentou as medidas já adotadas e reforçou orientações para combater o surto.
Entre as medidas estão a intensificação de recomendações sanitárias como o uso de máscara em casos de sintomas, além de serem evitadas aglomerações.
As autoridades reforçaram a necessidade da vacinação no combate ao surto de síndromes respiratórias.
LEIA MAIS:
Marinha leva oxigênio ao Amapá, que enfrenta surto de síndromes gripais
Surto de síndromes gripais causa emergência de saúde no Amapá
Bebê de 3 meses é a 4ª vítima de surto de gripe no AP
Veja medidas anunciadas para combater surto de síndromes gripais no Amapá
AP recebe técnicos do Ministério da Saúde para acompanhamento de surto gripal
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.