De acordo com os últimos dados do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, o Brasil gera mais de 80 milhões de toneladas de lixo, menos de 4% são reciclados. Alzira Braga Carvalho, 52, usa restos de papelão para produzir artesanato.
Alzira Braga Carvalho/Arquivo Pessoal
Neste mês em que é celebrada a campanha ‘Junho Verde’, o g1 mostra uma iniciativa inspiradora com o objetivo de chamar atenção para a preservação do meio ambiente. É a história da empreendedora Alzira Braga que potencializa em tempo integral esta boa ação.
Junho Verde: confira programação no Amapá
Alzira, de 52 anos, reaproveita óleo de cozinha que seria descartado, para produzir sabão. A amapaense, viu na reciclagem sua independência financeira e uma forma de contribuir com a natureza.
No Brasil menos de 4% dos lixos produzidos são reciclados, segundo os últimos dados do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos.
Para a empreendedora, o principal incentivo para começar a este trabalho foram os seus netos. “ Hoje, eu sou mãe e avó, eu preciso construir um ambiente melhor para deixar para essas pessoas”, contou.
Além da produção de sabão, Alzira usa restos de papelão para produzir artesanato. A maioria dos produtos utilizados são frutos de doações.
“Reciclo o que seria lixo, para transformar em produtos de muita qualidade” diz recicladora.
Alzira Braga Carvalho/Arquivo Pessoal
“Eu tirando esse óleo que seria uma destruição e poluição nos rios, eu estou contribuindo. Então, se as pessoas tiverem essa consciência, de não jogar resíduos na natureza, as coisas irão melhorar muito “, diz a empreendedora.
Outros exemplos de produtos que podem ser reciclados são: vidros, garrafas pets, metais e restos de comida, esses têm muito valor para serem descartados de forma errada.
Quando não reaproveitados, esses materiais vão parar nos aterros sanitários, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças das capitais.
No Amapá
Nesta segunda-feira (5), foi comemorado o dia do “meio ambiente”. O Governo do Amapá, preparou uma extensa programação para celebrar a campanha “junho verde”, o tema deste ano é “Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento”.
Durante todo mês terão fóruns, mutirões, palestras, campanhas educativas, entre outras atividades.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
‘Reciclagem é um ato de amor’, diz amapaense que reaproveita óleo de cozinha para fazer sabão
Bookmark the permalink.