Estudantes do AP são credenciados para feiras científicas nos EUA e México


Primeira equipe da Escola Estadual Elias Trajano, em Porto Grande, já está em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Projeto de drone sustentável utilizou materiais recicláveis. Alunos e professores participam da Genius Olympiad, em Nova Iorque
Glauber Ribeiro/Divulgação
Três projetos de iniciação científica do Amapá foram credenciados para participarem de feiras internacionais nos Estados Unidos e no México. As ideias foram desenvolvidas por estudantes da Escola Estadual Elias Trajano, no município de Porto Grande.
A primeira equipe da escola já está nos EUA onde participam da Genius Olympiad. O evento segue até sexta-feira (16) e reúne projetos do ensino médio sobre questões ambientais, além de gerar oportunidades para inspirar estudantes a serem agentes de promoção da sustentabilidade ambiental.
Genius Olympiad – EUA
Drone Sustentável
Drone foi apresentado em feira na Escola Elias Trajano, em Porto Grande
Rafael Aleixo/Setec
Um drone produzido a partir de materiais recicláveis. O “Projeto Drauam” foi criado para realizar o monitoramento ambiental. Segundo um dos autores da ideia, o estudante Alyson de Souza, de 17 anos, que está no 2º ano do Ensino Médio, o objetivo é ser uma alternativa para o mercado.
“O projeto foi desenvolvido para ajudar no monitoramento da biodiversidade e ajudar instituições ambientais. Ele poderá monitorar áreas que corram algum tipo de risco ambiental. O baixo custo do drone também é um diferencial no mercado, com materiais bem acessíveis”, descreveu o estudante.
O aluno informou que o drone foi construído em menos de dois meses e apenas com materiais recicláveis como cano de PVC, materiais de plástico e lixos eletrônicos.
O trabalho também foi realizado pelo estudante José Paulo, com coordenação dos professores Glauber Ribeiro e Misael Lino.
Expo Science International (ESI) – México
Podschool
Brenda Almeida, aluna da Escola Estadual Elias Trajano, em Porto Grande – Projeto Podshool
Rafael Aleixo/Arquivo GEA
O projeto Podschool, desenvolvido pela aluna Brenda Almeida, vai ser exposto na Expo Science International (ESI), que será realizada de 21 a 27 de outubro, em Mazatlan, no México.
A estudante, com auxílio de outros alunos e professores, criou um estúdio dentro da escola, além de um podcast que divulga conteúdos educativos de forma gratuita para os estudantes da instituição e para a comunidade próxima a escola, em Porto Grande.
Sobre a ida para o evento no México, a estudante descreveu estar ansiosa para a participação.
“Ver projetos do interior do estado Amapá serem reconhecidos numa feira grande dessas é muito gratificante. Eu sinto que na ida ao México, eu tenho mais a aprender do que ensinar. Tô indo de mente aberta e que eu traga muitas ideias também”, disse a estudante.
Bsm Power
Estudante Vitória da Luz, da Escola Estadual Elias Trajano, em Porto Grande – projeto BSM Power
Reprodução
A estudante Vitória da Luz desenvolveu um carregador sustentável desenvolvido a partir do reaproveitamento do lixo eletrônico. Ela também é aluna da Escola Estadual Elias Trajano e vai para a Expo Science International (ESI), no México.
O projeto criou um aparelho que tem basicamente a mesma finalidade de um carregador portátil, no entanto a única diferença é que se gera energia através do movimento das mãos para carregar um aparelho celular, fazendo com que não precise de uma tomada e nem energia elétrica.
“A gente utiliza o motor de micro-ondas, mas no meu último protótipo usamos o de uma impressora. A gente adapta em uma placa de carregador e uma espécie de manivela. Será a minha primeira vez em uma feira internacional e quero que o projeto tenha visibilidade e até patrocínio para que seja produzido para o nosso dia a dia”, descreveu a aluna.
Ambos os projetos credenciados para o México participaram da Expo Nacional MILSET Brasil, realizada no estado do Ceará.
LEIA MAIS:
Estudantes do Amapá ensinam conteúdos através de podcast para outros alunos e comunidade
Projetos de saúde e de comunicação do AP são premiados em feira internacional de ciência
Drone produzido por estudantes do AP para monitoramento ambiental será exposto nos EUA
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.