Mercado de plantas tem ganhado força no AP; cultivo alivia estresse e melhora qualidade do ar


Empreendedora usa resto de casca de coco e resíduos de açaí para fazer vasos. Mês de junho é marcado por políticas de incentivo à preservação da natureza. A empreendedora afirma que seu produto é 100% sustentável.
Reprodução/Arquivo Pessoal
Reduzir, reciclar e reutilizar, essas práticas tem ganhado força nos últimos anos. Entre as ações que beneficiam o meio ambiente e também a saúde , está o cultivo de plantas que ajuda na diminuição do estresse, melhora a qualidade do ar e tem efeito terapêutico.
Com a rotina da vida moderna, a população tende a se afastar da natureza e como alternativa, traz esse tipo de planta para dentro de casa. Empreendedores vêem nisso uma oportunidade de expandir seus negócios.
No Amapá, é comum encontrar em feiras uma diversidade de plantas. Algumas carregam consigo uma regionalidade e crenças.
Um exemplo é a espada de São Jorge. Conhecida também como espada de Ogum, a planta possui diferentes significados que variam de acordo com a cultura e região do Brasil.
Para grande parte do imaginário popular, a planta ajuda a espantar energias ruins. Muitas pessoas utilizam como uma forma de barrar entrada de más energias. É comum elas serem encontradas próximas a portas de casa e entradas.
Além disso, a planta ajuda a purificar o ar absorvendo energias tóxicas, de acordo com a empreendedora, Jenane Moraes, de 38 anos. Ela usa a dispensa de resíduos de açaí e coco para fazer vasos onde planta as mudas desta planta popular em nossa região.
Espada de São de Jorge é conhecida por afastar energias ruins
Reprodução/Internet
Batizado de KOKEDAMA, os vasos são construídos a partir de fibras de coco e restos de caroços de açaí. O nome é bem sugestivo, KOKE significa musgo (espécie de pequenas plantas) e DAMA bola (formato do vaso).
Inspirada na cultura japonesa, a empreendedora adaptou a técnica de plantação em “bonsais” que significa “cultivado em bandeja”, para o uso das Kokedamas na plantação. Os vasos, como são pequenos, podem ser usados como peça decorativa em mesas.
Elane batizou o vaso de KOKEDAMA, sendo que KOKE significa musgo e DAMA bola.
Reprodução/ Arquivo Pessoal
Apesar da empresa ser nova no Amapá, criada em março deste ano, a empreendedora tem como principal cliente uma rede de supermercado. Para ela, isso é uma prova de como o empreendedorismo sustentável está dando certo.
Segundo a empreendedora, o seu maior diferencial é investir em conhecimento e em produtos locais.
“Meu produto é 100% sustentável. Nosso objetivo é usar restos de produtos consumidos pelos próprios amapaenses, como o coco, em função do meio ambiente. Assim todo mundo sai ganhando.” disse.
Durante todo o mês de junho várias ações são feitas em alusão ao junho verde em todo o Brasil. Empreendimentos como o de Dona Jenane reforçam a importância da preservação do meio ambiente e das políticas da campanha anual.
Aprenda como cultivar espada de São Jorge em casa:
Iluminação: essa é uma espécie muito resistente, que pode ser cultivada tanto na sombra quanto no sol. A dica é escolher o canto da casa que mais lhe agrada para cultivar.
Rega: Coloque água pelo menos uma vez na semana. Observe se o solo está seco, antes de molhar. Caso você regue excessivamente a raiz pode apodrecer.
Adubação: Coloque adubo, pelo menos, duas vezes ao ano. Preferencialmente no intervalo entre inverno e verão.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.