Moradores de Macapá reclamam de falta de água nas torneiras: ‘tive que tomar banho de cuia’


Casas estão com abastecimento irregular desde domingo (23). Em resposta, CSA informou que precisou fazer uma manutenção emergencial que não estava prevista no cronograma. Interrupção programada para esta quarta-feira (26) foi adiada por esse motivo. Moradores de Macapá relatam dificuldades desde domingo (23) por falta de água
Reprodução/Internet
Moradores do bairro do Jardim Marco Zero e do Conjunto Habitacional São José, ambos na Zona Sul de Macapá, reclamam de constantes faltas de água desde domingo (23). Um deles chegou a relatar a dificuldade de tomar banho para ir ao trabalho pela escassez do líquido.
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) informou que a situação ocorreu por conta de uma manutenção imprevista no sistema de captação do Rio Amazonas e que o abastecimento deve ser normalizado em até 24h. (veja a nota na íntegra no final desta reportagem)
Também estava previsto um desligamento programado para esta quarta-feira (26), para limpar e desobstruir todo o sistema de captação. Porém a manutenção emergencial impossibilitou esse serviço, que ainda não tem uma nova data definida.
Dificuldades
Moradora reclama que falta de água atrapalha serviços domésticos
Reprodução/Internet
Uma moradora do bairro do Jardim Marco Zero revelou que os problemas teriam agravado nesta terça-feira (25).
“Eu saí de casa cedo contando que, quando eu chegasse, eu iria encher os baldes para ficarem já reservados para quarta-feira, que iria amanhecer sem água nas torneiras. Quando eu cheguei em casa, não tinha um pingo de água”, disse a mulher, que preferiu não se identificar.
Ela também disse que a situação afetou a limpeza na casa, além de acumular louças.
“A gente ficou com a pia lotada de louça para lavar, porque nao tinha água”, contou.
Faltas de água na Zona Sul de Macapá não têm relação com o desligamento programado
José Eduardo Lima/g1
O estudante Mikhael Santos, de 19 anos, mora no Conjunto Habitacional São José, na Zona Sul de Macapá. Ele relatou ter acordado sem água nesta quarta-feira (26), e teve que recorrer a uma medida alternativa para tomar banho antes de sair de casa.
O jovem acredita que a falta d’água tinha acontecido por conta do desligamento programado, inicialmente previsto para esta quarta-feira (26).
“Tive que tomar banho de cuia […] Só consegui tomar banho e escovar o dente porque já tinha enchido um tambor de água. Diz que vai durar três dias, né?”, contou o estudante.
Estação de captação de água da CSA no Rio Amazonas, em Macapá
José Eduardo Lima/g1
Desligamento programado
Segundo a CSA, o desligamento programado, previsto inicialmente para esta quarta-feira (26), ocorrerá por conta de uma grande operação na Estação de Tratamento de Água de Macapá (Etam) e na Captação de Água Bruta do Rio Amazonas.
A concessionária informou que serão feitas 10 ações simultâneas de manutenção.
“A parada inicia às 5h de quarta-feira com ações de mergulhadores que irão fazer a limpeza da tubulação interna na Captação de Água do Rio Amazonas. No decorrer do dia serão executadas desobstrução, troca de equipamentos, interligações de rede, entre outros. A programação de atividades segue até às 23h”, divulgou.
Ainda de acordo com a CSA, a previsão é que a rede volte a abastecer a cidade em torno de 60% nas primeiras 24h, 80% nas próximas 48h e 100% em 72h.
Os serviços vão causar impacto nos seguintes bairros:
Zona Central: Trem, Nova Esperança, Santa Rita, Laguinho, Jesus de Nazaré e Central.
Zona Sul: Araxá, Beirol, Muca, Universidade, Santa Inês, Jardim Marco Zero, Buritizal, Jardim Equatorial, Pedrinhas, Novo Buritizal, Açucena, São José, Congós e Zerão.
Zona Norte: Pacoval, Novo Horizonte, Infraero I e II, São Lázaro, Jardim Felicidade I e II.
Zona Leste: Cidade Nova e Perpétuo Socorro.
Estação de captação de água da Caesa no Rio Amazonas, em Macapá
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Nota sobre a manutenção imprevista
A CSA informa que os bairros citados passam por contingência desde a última terça-feira em razão de manutenção emergencial realizada na rede de alta tensão da Captação de Água do Rio Amazonas, que atende à 70% de Macapá.
A manutenção imprevista foi concluída ontem à noite e a rede de abastecimento será pressurizada novamente ao longo das próximas 24h.
A empresa ressalta ainda, que disponiboliza o contato com a população através da Central de Atendimento, no 0800 086 0116, para esclarecimentos a população sobre ocorrências no sistema.
Nota sobre o adiamento do desligamento programado
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) decidiu pelo adiamento da parada do sistema de abastecimento da capital, agendada para esta quarta-feira (26/04) em razão de uma manutenção emergencial na rede de alta tensão da Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, realizada nesta terça-feira (25/04), que interferiu no período destinado ao armazenamento de água dos clientes.
A CSA finalizou a manutenção na Captação do Rio Amazonas e a rede passará por pressurização nesta quarta-feira. A parada programada será remarcada e posteriormente divulgada para garantir maior tempo para o armazenamento de água.
Para outras informações ou registro de ocorrências, a CSA orienta que os clientes entrem em contato com a Central de Atendimento 24h.
Serviços de manutenção que podem durar até 3 dias foram adiados
CSA/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá

Bookmark the permalink.