Setor apresenta alta após dois anos. Região do ‘Cinturão da Soja’ é responsável por cerca de 85% da produção de grãos no Amapá. Produtor Carlos Kaczam disse que produção voltou a crescer após 2 anos em queda
Rafael Aleixo/g1
Produtores agrícolas de Macapá começaram a colher os grãos da segunda safra de milho e soja deste ano. A região conhecida como ‘Cinturão da Soja’, às margens da Rodovia AP-070, é uma das mais produtivas no estado e é responsável por cerca de 85% de toda a produção de grãos do Amapá.
Segundo o produtor Carlos Kaczam, que possui cerca de 800 hectares de lavoura, a liberação das licenças ambientais pelo município foi fundamental para esses resultados na lavoura, além do acesso a investimentos financeiros.
“Em uma parte da área a gente fez duas lavouras, sendo a primeira colheita de soja e plantou milho e a outra parte a gente fez o oposto. O potencial de soja é de 60 sacas e o de milho de 120 sacas, por hectare. Nossa principal dificuldade é a regularização fundiária, necessária para investimentos. Mas a licença municipal foi fundamental para o plantio”, descreveu o produtor.
Boa parte dos grãos são comercializados no mercado interno e uma pequena parte, exportados
Rafael Aleixo/g1
O produtor também destacou que a região é promissora e que o clima da região, com alto volume de chuvas, é essencial para mais de uma colheita.
O estado possui aproximadamente 6,5 mil hectares de área de soja plantada este ano. Desse total, cerca de 5 mil hectares estão plantados em Macapá e 1,5 mil hectares estão divididos em Porto Grande, Serra do Navio e Tartarugalzinho.
Lavoura do produtor possuei cerca de 800 hectares, em Macapá
Rafael Aleixo/g1
Para o secretário de Agricultura de Macapá, Eduardo Fleury, a política de valorização dos produtores da cadeia agrícola do município é fundamental para o desenvolvimento do setor.
“A prefeitura tem um poder de licenciar até 300 hectares por pessoa física e até 500 hectares para pessoa jurídica. O que o município pode fazer, está fazendo. Tanto é que hoje Macapá concentra mais de 85% da produção de todo o estado”, informou o secretário.
Sobre o licenciamento ambiental
Graõs são transportados em caminhões para serem secados na capital
Rafael Aleixo/g1
Na área do município, as licenças ambientais são realizadas através da Secretaria Municipal de Meio ambiente (SEMAM).
O licenciamento ambiental pode ser solicitado por meio da plataforma 1DOC, que pode ser acessada no site da prefeitura, na aba “Central de Atendimentos”, na guia “Acesso Rápido”.
Após isso, basta clicar em “Licenciamentos Ambientais”, redigir o pedido e enviar. Além disso, o pedido também pode ser feita diretamente no prédio da Semam, localizado na Av. Presidente Bargas, nº 1158, no Centro de Macapá.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
‘Liberação de licenças foi fundamental’, diz produtor sobre segunda colheita de grãos no AP
Bookmark the permalink.