Projeto participou da 4ª Mostra Científica e Cultural realizada na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, em Macapá. Evento seleciona ideias para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Estudantes de escola pública do Amapá criam projeto para distribuição gratuita de absorventes para alunas
Andre Silva/Seed
Estudantes da Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, na zona Norte de Macapá, apresentaram cerca de 26 projetos científicos durante a 4ª Mostra Científica e Cultural da instituição. Entre as ideias, está a de um grupo de alunos que criou um projeto que distribui, de forma gratuita, absorventes para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Entre os idealizadores está a estudante Erika Patrícia, de 18 anos, que está no 3⁰ ano do ensino médio. Ela descreveu que durante uma pesquisa na escola, mais de 50% das alunas responderam que usam absorventes do projeto.
“A escola recebia um valor em 2018 para a compra de absorventes, mas de lá pra cá o preço deles aumentou, mas esse valor recebido não. Nosso projeto busca ampliar essa cobertura e dar dignidade menstrual para quem precisa”, disse a aluna.
Os projetos melhores avaliados vão participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá em outubro.
Segundo a professora Sara Alves, idealizadora da mostra, a exposição tem o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pela pesquisa científica.
“Temos 26 projetos em todas as áreas do conhecimento e o nosso foco é disseminar a ciência, a iniciação científica. Cada projeto tem 3 alunos, com ideias voltadas para a Semana Nacional de Ciência, que traz como tema o papel da mulher na ciência”, descreveu a professora.
Estudantes de escola pública do Amapá criam ponto de distribuição gratuita de absorventes para alunas
Andre Silva/Seed
SNCT 2023
O evento ocorrerá de forma simultânea de 14 a 20 de outubro em todo o país. O tema deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.
O tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).
A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ocorre nas escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Estudantes de escola pública do AP criam projeto para distribuição gratuita de absorventes
Bookmark the permalink.