Registro ocorreu no dia 13 de setembro. Informação foi divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa). Temperatura para período varia de 33°C a 34°C
Rafael Aleixo/g1
O Amapá registrou no dia 13 de setembro a temperatura mais alta do ano até o momento: 35,1°C. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (27) pelo Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet), vinculado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado (Iepa).
Os dados foram obtidos a partir de registros de satélites, que são monitorados pelo núcleo. O meteorologista Jefferson Vilhena, gerente do núcleo, explicou que o Amapá não foi atingido pela onda de calor que se concentra na região central do país.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
“As ondas de calor são caracterizadas quando as temperaturas ficam 5°C acima da média normal pra região. Em Macapá, não estamos passando por essa onda de calor. A temperatura está variando entre 33°C e 34°C”, descreveu Vilhena.
O meteorologista explicou que a temperatura média para esse período no Amapá é de 34°C, e para se ter uma onda de calor seria necessário alcançar os 39°C.
“O calor que o amapaense sente é normal nesta época. A gente vê as chuvas diminuindo e a temperatura aumentando”, disse o meteorologista.
O gerente explicou também que boa parte da população tem a sensação de mais calor por conta da “aclimatação”. Ele informou que as pessoas se adaptaram em ambientes climatizados e quando saem, sentem a diferença da temperatura.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Amapá registra o dia mais quente do ano e temperatura alcança 35,1°C
Bookmark the permalink.