Demolição da ponte Sérgio Arruda deve durar quinze dias, diz Semob


Processo começou nesta sexta-feira (24) e está sendo feito com a utilização de uma escavadeira hidráulica. Ponte Sérgio Arruda em processo de demolição
Luiz Felype-Semob/divulgação
Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Macapá iniciou o processo de demolição da ponte Sérgio Arruda, na Zona Norte de Macapá.
O local está isolado por tapumes, desde a última quarta-feira (22), quando ocorreu a mudança no trânsito da área.
De acordo com o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) Cássio Cruz, a demolição da ponte é necessária para que a população tenha mais mobilidade e segurança de tráfego.
“Se trata de um processo necessário e que estamos trabalhando dentro da margem de segurança. A ponte tem um laudo que condena as cabeceiras, então a gente precisava mesmo fazer uma nova ponte e trazer mais mobilidade pra população que trafega no local”, explica.
Demolição
Na demolição da ponte não estão sendo utilizados explosivos, esse processo segundo o gestor municipal de obras, geraria muitos transtornos para a população do entorno.
“O método de demolir uma ponte através de explosivos foi descartada porque é muito delicado, causa muito transtorno pro entorno, afeta a fundação de residências e de pontos comerciais. A gente preferiu utilizar uma escavadeira hidráulica com um rompedor hidráulico, um método um pouco mais lento, porém, nos dá essa segurança de que a população do entorno não será afetada diretamente”, ressalta o secretário.
Entulhos do processo de demolição da ponte Sérgio Arruda em Macapá
Luiz Felype-Semob/divulgação
Estima-se que o processo de demolição e limpeza da área deve durar de 10 a 15 dias, até que o local esteja pronto para o início da construção da nova ponte.
Fluxo
Ainda segundo o secretário, na ponte passa em torno de 600 carros a cada 15 minutos e a tendência é que esse número aumente por conta do crescimento populacional.
“A mobilidade já estava bem afetada naquela região, a gente tem um levantamento que na área da ponte passa em torno de 600 carros a cada 15 minutos, mais um motivo para trabalhar em prol da segurança da população”, finaliza.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
Nova ponte
Projeto arquitetônico da nova ponte Sérgio Arruda em Macapá
PMM/divulgação
O projeto da nova ponte Sérgio Arruda prevê a mobilidade e a requalificação de vias urbanas. Serão quatro pistas, sendo três no sentido Centro-Zona Norte e uma no sentido Zona Norte-Centro. A obra conta com acessibilidade, calçamento com meio fio e piso tátil, rampa de travessia e guarda-corpos.
Sinalização
A nova sinalização será vertical e horizontal, com pinturas das faixas, placas de trânsito, painéis e dispositivos auxiliares para regulamentar o uso da via, com advertências e orientações necessárias a aos usuários. A iluminação da ponte será em led.
O prazo estimado para início e finalização da obra da nova ponte Sérgio Arruda é de 120 dias. Até a conclusão da obra, a população deve transitar pelas vias alternativas.
Veja também:
Mudança no trânsito da Zona Norte para o início da obra da ponte Sérgio Arruda
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.