Anúncio do esquema de policiamento para o período carnavalesco foi feito nesta quinta-feira (8). Festa na capital começa nesta sexta-feira (9), com o desfile das escolas de samba, no Sambódromo. Mais de 2 mil agentes de segurança participam de carnaval
Gea/Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (8), foi anunciado o esquema de policiamento para o período de carnaval no Amapá. Ao todo, mais de 2 mil agentes de diferentes setores da segurança pública estadual devem atuar durante o período, que inicia nesta sexta-feira (9) com os tradicionais desfiles das escolas de samba no sambódromo, na Zona Sul de Macapá.
🎉 Veja mais notícias sobre o Carnaval 2024 no Amapá
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Foram disponibilizados para atuar em todo o Estado 2.400 agentes divididos em policiamento preventivo e ostensivo. Além de atendimentos de primeiros socorros e pré-hospitalar.
Em Macapá, as atividades devem se concentrar a partir desta sexta-feira (9) no sambódromo, no local dez agremiações devem se apresentar durante dois dias.
Na área rondas a pé e motorizadas, buscas aéreas e barreiras de trânsito vão ser feitas. Além disso, drones, videomonitoramento para pessoas que usam tornozeleiras eletrônicas e reconhecimento facial devem ser utilizados.
Agentes de diferentes áreas devem trabalhar
Gea/Divulgação
VEJA TAMBÉM:
Carnaval 2024: cerca de 700 mil preservativos serão distribuídos em eventos no AP
Carnaval 2024: programação nos conjuntos habitacionais inicia nesta sexta-feira (9)
Carnaval 2024: veja o que abre e fecha em Macapá e Santana neste período
Carnaval 2024: saiba o que vai mudar no trânsito em torno do Sambódromo de Macapá
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Neto, destaca que apesar do número de agentes destinados para os eventos carnavalescos ser grande, as outras regiões da cidade também seguem com policiamento de rotina.
“Os profissionais que vão trabalhar no carnaval vão atuar durante as suas folgas, é o que a gente chama de escala extra remunerada. Sendo assim, não haverá prejuízo na atuação diária. Nossas equipes de rotina vão realizar patrulhamento nas áreas periféricas da capital”, afirmou o secretário.
O carnaval de 2024 tem o apoio do governo do Estado. O governador Clécio Luís orienta os amapaenses a participarem dos festejos colaborando com a segurança pública.
“Nós estamos apresentando para a população todo o nosso aparato para termos um carnaval seguro. Queremos garantir a segurança dos brincantes que irão participar dos maiores eventos de carnaval na Região Metropolitana de Macapá” reforçou Clécio Luís.
Na terça-feira (13) o policiamento volta a ser reforçado nas ruas de Macapá para a passagem do bloco “A Banda”. Serão utilizados os mesmo moldes do sambódromo.
Carnaval 2024 em Santana
Carnaval em Santana terá esquema de segurança com 80 policiais militares
No segundo município mais populoso do Amapá, a festa fica por conta dos blocos que percorrem o famoso “corredor da folia”, na avenida Santana.
Por lá, as comemorações iniciam no sábado (10) com a passagem de dez blocos, além de eventos em diferentes camarotes montados no entorno da pista.
Segundo o Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Orielson Pantoja, toda a estrutura foi fiscalizada. Alguns pontos importantes foram levados em consideração para os bombeiros liberarem o espaço, como, por exemplo, a instalação de saídas de emergências.
Em relação ao esquema de segurança, na área vão atuar 80 policiais militares. Entre as regras adotadas pelo município está a não utilização de garrafas de vidros em toda a região onde os blocos vão passar.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Carnaval 2024: mais de 2 mil agentes de segurança devem atuar durante folia no Amapá
Bookmark the permalink.