Mais de 282 mil doses já foram aplicadas nos 16 municípios do Amapá. Outros estados que não alcançaram a meta mínima vão prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação, que encerraria nesta quarta-feira (31). Vacinação infantil contra influenza em Macapá
Jesiel Braga/PMM
O Amapá alcançou nesta quarta-feira (31) 90% do público prioritário imunizado contra influenza e tornou-se o único estado do país a alcançar a meta nacional de vacinação. De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), já foram aplicadas 282,5 mil doses em todo o estado.
Desde 13 de maio quando o governo do Amapá decretou situação de emergência em saúde pública após o surto de síndromes respiratórias agudas graves, houve a intensificação nas ações de vacinação em todo o estado.
“A campanha tem avançado bastante desde que foi decretada a situação anormal de emergência. Hoje, o estado alcançou a média mínima de vacinação que é de 90% dos grupos prioritários. Foi um trabalho árduo onde os 16 municípios desenvolveram estratégias de busca ativa de pessoas não vacinadas”, disse Maria Angélica Lima, coordenadora estadual de imunizações da SVS.
A SVS informou que apenas 4 municípios no estado ainda não atingiram a meta: Cutias, Mazagão, Santana e Serra do Navio.
Mais de 282 mil doses já foram aplicadas no estado
Netto Lacerda/GEA
A Campanha Nacional de Vacinação encerra nesta quarta (31) e pretende alcançar cerca de 80 milhões de pessoas no país, mas até a publicação desta matéria pouco mais de 37 milhões doses haviam sido aplicas, segundo o Ministério da Saúde.
Estados brasileiros decidem ampliar a campanha de vacinação contra a gripe
O imunizante permite que a carga viral diminua, além de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença.
Entre os grupos prioritários estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores, pessoas com doenças crônicas e pessoas com deficiência permanente.
Amapá é o único estado a alcnçar meta mínima de vacinação contra a influenza
Ministério da Saúde/Divulgação
Veja o que se sabe sobre a gripe no Amapá
Em 13 de maio, o governo do estado do Amapá decretou situação de emergência de saúde pública após um surto das síndromes gripal e Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O surto causou a lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas da rede pública e 4 mortes de crianças foram registradas.
A primeira vítima foi uma criança de 2 anos, de Macapá, que faleceu em 13 de maio, dia em que foi decretada a situação de emergência.
No dia em seguinte, em 14 de maio, morreu uma criança de 4 anos, de Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 183 quilômetros de Macapá, que não resistiu ao agravamento do quadro de saúde.
Em 15 de maio, morreu uma criança de 1 mês de vida, natural do município de Tartarugalzinho, a 164 quilômetros da capital.
O quarto registro foi de um bebê de 3 meses que morreu em 18 de maio no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá.
Em 21 de maio, foram enviados dois tanques com 12 mil toneladas de oxigênio adquiridos por meio de tratativa do Governo Federal com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pelo HU. A Ebserh solicitou apoio da Marinha do Brasil na logística de transporte.
O governo do Amapá fez o repasse de R$ 2,7 milhões aos 16 municípios do estado para reforçar as ações de saúde no combate ao surto de síndromes respiratórias, na última sexta-feira (26). O valor foi dividido de acordo com o índice populacional de cada município.
O que é a influenza?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
A vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Com 91,4% do público-alvo imunizado, AP é o único estado a alcançar meta de vacinação contra gripe
Bookmark the permalink.