Cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (29). Espaço conta com novos ambientes para banhistas, empreendedores e difusão cultural. Moradores participaram de apresentação cultural durante a cerimônia de entrega
Rafael Aleixo/g1
Foi entregue nesta quinta-feira (29) o novo deck do Curiaú, área quilombola e de proteção ambiental localizada na zona rural de Macapá. A cerimônia contou a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de autoridades como o governador Clécio Luís (Solidariedade) e o senador Randolfe Rodrigues (sem partido).
O local é um dos cartões postais de Macapá e foi revitalizado pelo governo do Estado, que investiu cerca de R$ 1,9 milhão. No espaço a escadaria que era de madeira passou a ser de concreto, além de uma rampa de acessibilidade.
O balneário possui espaços para apresentações culturais e também quiosques para empreendedores, que foram selecionados na própria comunidade através de edital.
Ministra Margareth Menezes ao lado do governador Clécio Luís, senador Randolfe Rodrigues, secretários de Estado e moradores do Curiaú
Rafael Aleixo/g1
Durante a entrega, a ministra Margareth Menezes destacou a importância de incentivos para a cultura no estado, que teve 100% de planos de ação apresentados na Lei Paulo Gustavo e com recursos liberados.
“Isso pra nós é um sinal muito positivo. A Lei Paulo Gustavo é uma conquista e é preciso chegar a todos os municípios. Até agora, apenas 35% em todo o país ainda não enviaram, mas todas as capitais já apresentaram os planos”, disse a ministra.
Ministra da Cultura Margareth Menezes diz que governo Lula vai ‘organizar a relação trabalhista do setor cultural’
Para o governador Clécio Luís, a capital recebeu de volta um símbolo cultural e turístico.
“A obra foi pensada junto com a comunidade para o uso social do deck, para a exploração dos restaurantes feitos pela comunidade. Aqui vai passar a ser um centro de difusão da cultura dos negros do Curiaú”, descreveu o governador.
Veja as novidades:
Deck teve espaços revitalizados
Rafael Aleixo/g1
O espaço conta com nova estrutura de restaurantes, áreas cobertas, banheiros, piscinas naturais para crianças, guarda-corpo, pintura temática e exposição de fotos do Curiaú.
O decka possui ainda um novo sistema de esgoto com caixas de armazenamento em concreto, que podem receber limpeza garantindo higiene aos banhistas.
Veja como foi a entrega do deck do Curiaú, em Macapá
Lei Paulo Gustavo
A ministra da Cultura informou nesta quinta-feira (29) que quase 35% dos municípios brasileiros ainda não cadastraram um plano de ação para receber os recursos da Lei Paulo Gustavo, que repassa recursos para o setor cultural.
O documento é uma etapa necessária para o recebimento das verbas. Estão inscritos no plano as metas e ações estratégicas para utilização dos recursos da lei. O prazo para o envio das informações encerra no dia 11 de julho.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
No AP, novo deck do Curiaú é entregue com participação da ministra Margareth Menezes
Bookmark the permalink.