Censo 2022: conheça recenseadora indígena que entrevistou próprio pai, cacique da TI Uaçá no AP


Dados preliminares da pesquisa foram divulgados pelo IBGE e apontaram que o Amapá cresceu 9,56% em 12 anos mas é o 2º estado menos populoso do país. Primeiro entrevistado de Sandriane Batista Dos Santos foi o próprio pai
IBGE/Divulgação
Durante as entrevistas do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que teve o resultado divulgado na última quarta-feira (28), muitas histórias foram registradas Brasil a fora e no Amapá não foi diferente.
Uma que chamou atenção foi a da recenseadora indígena Karipuna, Sandriane Batista Dos Santos, que na primeira entrevista teve a coincidência de entrevistar o próprio pai, cacique da aldeia Manga, localizada na TI Uaça, no município do Oiapoque, extremo norte do Amapá.
“O meu pai se chama José Elito Dos Santos, cacique da aldeia Manga […] encontrar com ele foi uma sensação de tranquilidade e ao mesmo tempo de segurança, pois estava entrevistando o cacique da aldeia, mas ao mesmo tempo, também era o meu pai, então pra início de trabalho, já me senti bem segura, para recensear as outras aldeias”, detalhou.
Veja também:
População de Macapá cresce 11,23% em 12 anos
Menor cidade do Amapá é Pracuúba, com 3.803 habitantes
Confira a população atualizada dos municípios do Amapá
Sandriane conta ainda que, por mais que não seja uma novidade este trabalho, já que o último censo foi realizado em 2010 e passou pelas terras indígenas, depois de tantos anos, para algumas comunidades foi uma experiência diferente.
“O censo já esteve nas terras indígenas mas depois de tanto tempo que não era feito, ainda mais com a pandemia, com certeza foi uma novidade para algumas aldeias”, disse.
Ela também destaca a aproximação pela língua matriz, que facilitou a comunicação durante os questionários e a representatividade na vida e na carreira profissional.
“Antes eram só pessoas não indígenas que faziam o recenseamento, aí quando eu falava que eu era indígena, e falava língua kheuol, eles se sentiam mais à vontade para responder”, concluiu.
Resultados do Censo para o Amapá
A população do Amapá é de 733.508 pessoas, segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado na última quarta-feira (28) pelo IBGE.
Os números indicam um crescimento de 9,56% em relação à população apurada no censo anterior, de 2010. Na ocasião, o Amapá tinha 669.526 moradores.
A variação absoluta foi de 63.982 pessoas a mais morando no Amapá. Mesmo com esse aumento, o estado é o segundo menos populoso do país.
Do total de 16 municípios amapaenses, 4 registraram redução no número de habitantes em 12 anos.
Veja dados gerais do Censo no Amapá
Camila Karina/g1
Censo 2022
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.
O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
LEIA TAMBÉM: Censo 2022 do IBGE: entenda o que é a pesquisa e por que ela é importante
A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.
Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
Censo 2022: Brasil tem 203 milhões de habitantes, 4,7 milhões a menos que estimativa do IBGE
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

Bookmark the permalink.