Ação deflagrada nesta quarta-feira (5), investiga 3 funcionários de uma empresa terceirizada que prestava serviços para PMM. Até a publicação desta reportagem, o g1 aguardava nota da prefeitura de Macapá. PF investiga suspeitos de desvio de medicamentos durante a pandemia de Covid-19
Três pessoas são investigadas pela Polícia Federal (PF) por suspeita de desvio de medicamentos do Departamento de Assistência Farmacêutica de Macapá (Dafa) no pico da pandemia de Covid-19. Durante buscas nesta quarta-feira (5), foram encontrados centenas de medicamentos na casa de um dos investigados, segundo a PF.
O g1 solicitou nota à prefeitura de Macapá que informou que vai encaminhar resposta.
Três pessoas são investigadas pela PF por suposto desvio de medicamentos.
PF/Divulgação
De acordo com a polícia, os investigados são funcionários de uma empresa terceirizada. O crime ocorreu no auge da pandemia, entre 2020 e 2021, sendo desviado medicamentos, máscaras, luvas e testes rápidos de Covid-19.
A operação “Hipertrofia” teve mandados de busca e apreensão cumpridos nos bairros Jardim Felicidade, Renascer e Zerão, nas zonas norte e sul de Macapá. A investigação teve início após denúncia recebida pela PF.
Segundo a polícia, os homens subtraiam os medicamentos no momento da distribuição para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e repassavam o material para outra pessoa que distribuía à farmácias e clínicas particulares, de maneira ilícita.
Durante o cumprimento das buscas, na casa de um dos homens, a PF encontrou centenas de medicamentos, testes para COVID-19 e insumos farmacêuticos.
PF encontrou centenas de medicamentos na casa de um dos investigados.
PF/Divulgação
Um dos investigados possui ligação com uma mulher que já foi alvo da Operação Anestesia, que também investigou a prática ilícita de desvio de medicamentos em 2021.
Ainda de acordo com a polícia, o esquema contava com a ajuda de dois funcionários que trabalhavam dentro do depósito de medicamentos da Prefeitura.
Em caso de condenação, a soma das penas pode chegar até 15 anos de reclusão, além do pagamento de multa.
Operação Anestesia
Residências e órgãos públicos, entre eles a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) do estado, foram alvos de mandados de busca e apreensão da operação Anestesia da Polícia Federal (PF) em 2021.
A corporação, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), investigou denúncias de desvios de medicamentos do ‘kit intubação’, destinados a sedação de pacientes internados em situação grave com Covid-19.
No total, eram 4 mandados de busca e apreensão, todos em Macapá, motivados por denúncias de desvios de neurobloqueadores e sedativos, enviados pelo Ministério da Saúde à rede publica do Amapá. O alvo da PF eram documentos e dados relativos a entrada e saída dos medicamentos, essenciais para tratamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
A “Anestesia” aconteceu logo após o mês de abril, período que contabilizou o maior número de mortes por Covid-19 divulgadas no Amapá, em 2021.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Polícia Federal encontra centenas de medicamentos em casa de investigado por desvio de insumos na pandemia de Covid-19, no AP
Bookmark the permalink.