Festa de São Tiago: ponto alto das celebrações acontece nesta terça em Mazagão Velho


Entre as programações, quem for até a Vila vai acompanhar a dança de Vominê, passagem do Bobo Velho e a batalha entre mouros e cristãos. Bobo velho – Encenação da batalha entre mouros e cristãos na Vila de Mazagão Velho – Festa de São Tiago em 2022
Marcelo Loureiro/GEA/Divulgação
As celebrações da tradicional festa de São Tiago começaram no dia 16 de julho, em Mazagão Velho, região metropolitana de Macapá. Nesta terça-feira (25) vai ocorrer o ponto alto do evento com a dança de Vominê, a passagem do Bobo Velho e a batalha entre Mouros e Cristãos .
A festividade marca as homenagens em honra a São Tiago, figura importante dentro da Igreja Católica. Ao todo, são 13 dias de festa.
Veja também:
Festa de São Tiago, no AP, completa 246 anos e inicia neste domingo
O governo do Amapá decretou ponto facultativo em razão do evento. Segundo o Governador Clésio Luís, o objetivo é incentivar os amapaenses a participarem da programação que, há mais de dois séculos, celebra a cultura, a história e a devoção da vila.
Tradicional batalha entre Mouros e Cristões
As encenações teatrais, que são os momentos mais esperados dos festejos, acontecem no dias 24 e 25 de julho, quando também é celebrado o dia santo de São Tiago.
O momento reúne moradores da vila e visitantes. A partir daí inicia-se o confronto marcado pela morte do soldado Atalaia, um cristão mandado ao acampamento mouro que após roubar a bandeira inimiga é capturado, morto e tem a cabeça arrancada.
Parte do exército mouro é vestido com máscaras visando assustar os cavalos inimigos. As batalhas seguintes são marcadas pela fé até a vitória dos cristãos. O ato final é o vominê, a dança da vitória dos soldados cristãos, entre eles o guerreiro Tiago, que se uniu aos devotos de Cristo nas lutas.
Serviço
Dia São Tiago
Data: 25 de Julho
Local: Mazagão Velho
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.