Empresas interessadas em licitação de ônibus já atuam em Macapá e não atendem requisitos do edital


Nenhuma companhia de fora do estado compareceu ao lançamento do certame nesta sexta-feira (28). Empresas interessadas terão cinco dias úteis para apresentar recursos
José Eduardo Lima/g1
Após uma série de decisões judiciais, a licitação para o transporte coletivo de Macapá foi lançada nesta sexta-feira (28). Apenas três empresas compareceram à sessão – todas já atuam no transporte coletivo da cidade e não atendem aos critérios do edital.
“Nenhuma empresa foi habilitada para a disputa de acordo com as regras legais e do edital”, disse Walmiglisson Silva, presidente da comissão de licitação
Participaram as empresas Expresso Marco Zero, Capital Morena e Amazontur. A Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac) informou que nenhuma delas apresentou a documentação necessária para participar do certame.
Segundo a comissão de licitação, as três interessadas terão cinco dias úteis para realizar o recurso.
Ônibus na Rodovia Duca Serra, na Zona Oeste de Macapá
José Eduardo Lima/g1
Licitação do transporte público
A previsão é de que 165 novos ônibus integrem 33 linhas na capital. Além disso, o contrato prevê uma frota reserva de 10% do número de coletivos, totalizando 181 novos ônibus em Macapá.
Segundo a Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), as empresas vencedoras podem operar os dois blocos disponibilizados no processo por até 25 anos.
De acordo com o edital lançado em 27 de março, todo o serviço deverá aderir ao bilhete único e ao sistema de monitoramento dos veículos, com viagens, horários e rotas. As empresas interessadas terão até 120 dias para manifestar interesse.
O processo licitatório ainda prevê que os coletivos sejam equipados com geolocalização, para que os usuários consigam saber onde estão os ônibus através de um aplicativo, economizando o tempo de espera na parada.
A concessão dos blocos será de 20 anos, podendo ser prorrogada por mais 5 anos. Atualmente o sistema de transporte coletivo é gerenciado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap) e passará a ser operado pela Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac).
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