‘Partiu?’: dia internacional da cerveja é comemorado nesta sexta-feira (04)


Data foi criada em 2008 nos EUA para relembrar a popularidade de uma das bebidas mais consumidas e antigas do mundo. Primeira sexta-feira de agosto é comemorado o dia Internacional da Cerveja
Arquivo Pessoal/Herval Barbosa
A primeira sexta-feira de agosto nunca teve tanto sabor de encontro com os amigos, como nesta sexta-feira (4), afinal, hoje é o dia Internacional da Cerveja.
Com características bem marcantes, como sabor forte e cor, a cerveja é a bebida alcoólica mais antiga e popular do mundo.
A data foi criada na Califórnia (EUA) em 2008, e é celebrada durante o verão do hemisfério norte. Neste ano, a celebração acontece no dia 4 de agosto, em mais de 200 cidades do mundo.
Beber uma cervejinha é sinônimo de encontro com os amigos e animação. Por isso, o dia da cerveja se divide em três pontos:
Reunir os amigos;
Celebrar as pessoas dedicadas que servem a cerveja;
Não menos importante, levantar copos de cerveja em diferentes países e culturas pelo mundo;
Aqui no Amapá, no extremo norte do Brasil, a bebida também tem seus apreciadores. Por natureza, o estado tem altas temperaturas, ela acaba sendo a uma boa pedida para refrescar.
O empresário Herval Barbosa, que é dono de um bar especializado em cervejas em Macapá, conta conta que a ideia do empreendimento surgiu em 2016, após perceber a necessidade do amapaense em ter um lugar especializado na bebida.
“No brasileiro está enraizado tomar uma cervejinha gelada, no Amapaense não é diferente. Até temos outros tipos de bebida, mas a preferência é sempre ela”, detalhou o cervejeiro.
A procura pelo produto foi tanta, que a própria residência de Herval se tornou o bar. Atualmente, ele trabalha com mais de 200 marcas diferentes da bebida, além de ter um chopp regional.
Herval Barbosa é um cervejeiro de carteirinha do Amapá.
Arquivo Pessoal/Herval Barbosa
“O Chopp regional é o mais procurado, os amapaenses querem provar o que é daqui da terra. É um verdadeiro sucesso” contou Herval.
Vai uma cervejinha aí?
Copo americano com cerveja
Reprodução
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países produtores de cerveja, ficando atrás da China e dos EUA. No entanto, está na 24ª posição em relação ao consumo per-capita, com 67,7 litros por ano, em média, de acordo com o relatório Global de Consumo de Cerveja da Kirin Holdings.
Existem diferentes tipos e sabores da bebida. Confira abaixo algumas delas:
Pilsen: cerveja leve
Clara, seca e aromática;
De amargor médio a alto;
Lager: a cerveja do brasileiro
Baixa fermentação;
Dourada e filtrada;
Pale Ale: A cerveja encorpada
Alta fermentação e maior teor alcoólico;
Sabores e aromas com notas de frutas e condimentos;
Pode apresentar versões claras e escuras;
Bock: A cerveja escura
Marcante e de teor alcoólico elevado;
Amargor médio;
Predominância do malte com notas adocicadas;
Weissbier: A cerveja alemã
Cerveja de trigo, em colorações claras;
Colarinho branco e espuma consistente;
Partiu?
Com moderação, uma cerveja geladinha faz bem. Um estudo espanhol aponta que consumida em pouca quantidade, a cerveja pode trazer benefícios à saúde. Tomar o equivalente a dois chopes depois do exercício físico pode ser tão eficiente quanto beber água.
Se você é amante da bebida, nesta sexta (4) é uma ótima oportunidade para o famoso “bora tomar uma?”
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
c

Bookmark the permalink.