‘Primeira graduação’, diz agente de saúde de 40 anos em aula inaugural do curso de zootecnia no AP


Curso é o primeiro no estado nesta área. Cerimônia foi realizada neste sábado (12) no município de Amapá e contou com a participação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Aula inaugural do primeiro curso de zootecnia do Amapá
Rafael Aleixo/g1
O município de Amapá, distante cerca de 304 quilômetros de Macapá, sediou neste sábado (12) a aula inaugural do primeiro curso de zootecnia do estado. O evento contou com a participação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, outras autoridades e estudantes.
A turma é composta por 50 alunos de municípios que compõem a chamada Região dos Lagos, que engloba Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene.
Entre os selecionados no edital da primeira turma está o Wimo Lobato, que é técnico em agente comunitário de saúde. Ele descreveu a emoção de fazer um curso de graduação pela primeira vez.
Agente de saúde Wimo Lobato durante a aula inaugural
Rafael Aleixo/g1
“É minha primeira graduação e estou muito feliz. É um curso muito importante, tendo em vista que o setor produtivo aqui no nosso estado está crescendo muito e há a necessidade de profissionais nesta área”, completou o agente de saúde.
O ministro Waldez Góes destacou que o curso vem fortalecer a região Centro-Leste do Amapá, que possui boa parte do setor econômico movimentado a partir da criação de animais.
“É uma grande conquista para o povo do Amapá no processo do desenvolvimento regional e estadual. Estou aqui em nome do presidente Lula participando desse primeiro curso de zootecnia no estado, desenvolvido pela UFRA, em parceria com a nossa Ueap e a Unifap”, disse o ministro.
A formação é realizada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em parceria com a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) através do “Projeto Amapá”.
Campus Território dos Lagos, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap)
Rafael Aleixo/g1
Para a reitora da UFRA, Herdjania Veras, a expansão dos cursos da Federal da Amazônia é fundamental para o desenvolvimento regional.
“É uma grande iniciativa que vem atender as demandas aqui da região e é a UFRA fazendo seu papel na Amazônia, saindo do estado do Pará e vindo desenvolver várias ações aqui no Amapá”, disse a reitora.
O curso terá duração de 5 anos e ocorrerá no próprio município de Amapá. Segundo o prefeito da cidade, Carlos Sampaio, a chegada do curso fortalece toda a Região do Território dos Lagos.
“É uma união fantástica das universidades e das quatro prefeituras. O curso vai contribuir muito com o nosso processo de desenvolvimento regional”, disse Sampaio.
Ao longo da formação os alunos vão desenvolver conhecimentos acadêmicos sobre criação, conservação e produção animal.
Projeto Amapá
Aula inaugural do primeiro curso de zootecnia do Amapá
Rafael Aleixo/g1
A iniciativa é desenvolvida pela UFRA com recursos oriundos de uma emenda parlamentar. O projeto já realizou cursos de extensão, além do primeiro mestrado de Saúde e Produção Animal do estado e agora conta com o curso de graduação em zootecnia.
Para o coordenador do curso, José Ledamir Sindeux Neto, o curso é o primeiro, de muitas outras possibilidades para a região.
“O projeto tem sido inovador em todas as vertentes que têm atuado e trazer agora um curso de graduação tem sido um ápice do projeto e abrindo portas pra que muito mais coisas possam vir como doutorado e outros cursos”, disse o coordenador. 
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.