ExpoFavela: feira reúne ideias e projetos de empreendedores amapaenses


Durante dois dias, empreendedores amapaenses mostraram o trabalho para o público e investidores locais. Encerrou neste domingo (13), em Macapá, a ExpoFavela Innovation, a maior feira de negócios voltada para os empreendedores das comunidades. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de agosto em um shopping da zona sul da Capital.
A Expo Favela 2023 reuniu aproximadamente 40 empreendedores em exposições, palestras, workshops, rodadas de negócios, apresentações de startups, mentorias, shows, debates e cursos. Lá foram selecionados 10 empreendedores para a etapa nacional, a Expo Center norte, que acontece em São Paulo, no mês de dezembro.
10 empreedendores amapaenses selecionados para a Expo Center Norte
Adna Batista – Selvage Bartender
Arlete Leal – Sementes do Araguari
Francisco Soares – Café do Lago
Gleid Neri – Selvática
Luciana Mota – Lu Mota Artesanato
Maraiza Moraes – Maraiza Cachos
Michael Tavares – Mazodan
Raullyan Barbosa – Casa do Marceneiro Raiz
Reginaldo Moraes – Origens
Samanda Santos – Artesanato Quilombola
O evento trouxe, além de arte e cultura, uma série de debates importantes para a sociedade.
Foram selecionados 10 empreendedores para a etapa nacional, a Expo Center norte, que acontece em São Paulo, no mês de dezembro.
Romário Reis
Os amigos Reginaldo Moraes e Calmon Azevedo, fundadores da plataforma ‘Origens’, um dos classificados que seguem para São Paulo, contam que a ideia surgiu a partir da busca de conectar artistas, artesãos e produtores da região amazônica também viram a oportunidade de empreender com o projeto ‘Origens’. Os amapaenses querem alcançar um mercado mais amplo.
Regi Moraes, um dos fundadores do projeto Origens
Divulgação
“Nossa finalidade é resolver a dificuldade enfrentada por esses criadores em divulgar seus produtos e alcançar um mercado mais amplo. Por meio de perfis detalhados, oferecemos aos artistas uma oportunidade de compartilhar suas histórias, processos de criação e valores culturais”, explica Reginaldo Moraes.
Dessa forma, “Origens” atua como uma ponte entre criadores e compradores, criando um mercado justo e sustentável que valoriza a cultura local, gera impacto econômico positivo e fortalece as tradições amazônicas.
A Selvage Bartender é a primeira equipe exclusiva composta só Mulheres Bartenders LGBTQIAPN+ do Estado do Amapá,
Ruth Sales
A Selvage Bartender, é a Primeira Equipe Exclusiva só de Mulheres Bartenders LGBTQIAPN+ do Estado do Amapá, também vai representar o Amapá e o objetivo delas vai além do empreendedorismo. “Nosso intuito é acolher, ensinar e inserir mulheres no mercado de trabalho através de Treinamentos Para Bartenders Iniciantes”, disse Adna Selvage, uma das integrantes da equipe.
A expectativa para a etapa nacional é grande e Adna Selvage explicou sobre o foco principal que elas querem mostrar em São Paulo. “Mostrar que aqui no Amapá Existem Mulheres Lutando por um mundo melhor, principalmente mais inclusivo para Mulheres LGBTQIAPN+, e nosso maior sonho é ter condições de expandir, para poder acolher e tirar mulheres de situações de vulnerabilidade, dando suporte pra esta mulher conquistar sua independência financeira!”, ressaltou.
Durante o anuncio dos selecionados, a emoção foi geral e Adna falou sobre a expectativa e surpresa do momento.
“Ainda não caiu a ficha, por que a gente sempre lutou tanto sabe, que só de poder estar nesse evento tão incrível tendo a oportunidade de mostrar nosso trabalho pra outras pessoas, já estávamos muito felizes! E agora veio tudo isso e só estamos muito gratas e honradas pelo nosso trabalho estar sendo valorizado e reconhecido”, ressalta Adna.
Raullyan Barbosa, que é o fundador da Casa Do Marceneiro também está entre os classificados para a etapa Center Norte,
Divulgação
Já Raullyan Barbosa, que é o responsável pela Casa Do Marceneiro Raiz e também está entre os classificados para a etapa Center Norte, traz em seu projeto o resgate de madeiras de demolição. Ele conta que o trabalho da Casa do Marceneiro é transformar madeiras que já tiveram “fim” em peças exclusivas, com referências da cultura nórdica, geek e da cultura nerd.
“Tudo que for peça de madeira, madeiras de demolição, restos de casa, ou barcos. Então pego essa madeira, trabalho com elas para transformar em peças geeks, peças de decoração e peças além da história baseada no mundo geek ou no mundo nórdico”, disse Raullyan
MV Bill fez o show de encerramento da Expofavela
Romário Reis
O encerramento também contou com a presença do rapper MV BILL e de Kamilla CDD que participaram da batalha rap em comemoração aos 50 anos de hip hop no mundo.
A programação foi organizada pela Favela Holding e contou com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa).
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.