Apagão nacional deixa 15 das 16 cidades do Amapá sem energia elétrica


Grupo Equatorial Energia informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em todo o país. Apagão nacional deixa cidades do Amapá sem energia
Rafael Aleixo/g1
Um apagão nacional deixou 15 das 16 cidades do Amapá sem energia desde às 8h30 desta terça-feira (15). Apenas Oiapoque não foi afetado. A interrupção aconteceu no Distrito Federal e em 25 estados, com exceção de Roraima.
A energia está voltando gradualmente no Amapá. Bairros da Zona Sul da capital e de Santana, distante 17 quilômetros já foram reabastecidos.
O Amapá passou em 3 de novembro de 2020 por uma das maiores crises de energia elétrica do país e a população relembrou com receios este momento na manhã desta terça-feira.
Veja mais:
Apagão no Amapá: veja a cronologia de uma das maiores crises de energia elétrica do país
Apagão no Amapá completa 1 ano e expõe fragilidades no acesso a energia elétrica no estado
O Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) disse em nota que houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional e que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
O Ministério de Minas e Energia (MME) disse que as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas e que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil megawatts de carga.
Há relatos de falta de energia no Distrito Federal em mais de 20 estados, como Amapá, Piauí, Bahia, Acre, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba.
Escolas do Amapá foram evacuadas após apagão nacional nesta terça-feira (15)
Rafael Aleixo/g1
Na capital do Amapá, Macapá, as escolas foram evacuadas e os semáforos estão desligados causando confusão no trânsito.
Na Zona Sul de Macapá, filas extensas começaram a se formar em postos de gasolina em buscas de energia dos geradores.
Filas extensas nos postos de gasolina em busca de acesso a energia dos geradores na Zona Sul de Macapá
Rafael Aleixo/g1
Veja abaixo lista com relatos de apagão:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio de Janeiro
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins
Nota na íntegra da ONS
Ocorrência na rede de operação SIN interrompe 16 mil MW no Norte e Nordeste. Estados do Sudeste também foram afetados.
Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
Nota na íntegra do Grupo Equatorial Energia
O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.
Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.
Nota na íntegra do Ministério de Minas e Energia
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Esta reportagem está em atualização.*
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.