‘Amapá Verde’: inicia operação de prevenção e combate a queimadas na Amazônia durante estiagem


Ação lançada nesta quarta-feira (16) em Macapá integra outra operação nacional, a ‘Guardiões dos Biomas’, promovida pelo governo Federal. Cerca de 590 militares vão atuar em 7 municípios do estado até dezembro. Biodiversidade em Calçoene, na Costa do Amapá
Rafael Aleixo/g1
Uma série de ações de prevenção e combate a queimadas será realizada até o mês de dezembro em 7 municípios do estado. A ‘operação Amapá Verde” foi lançada na manhã desta quarta-feira (16) no quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro do Marabaixo, na Zona Oeste de Macapá.
Os cerca de 590 militares vão atuar nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá Tartarugalzinho, Porto Grande, Laranjal e Vitória do Jari. A operação integra outra operação nacional, a “Guardiões dos Biomas”, promovida pelo governo Federal.
Operação Amapá Verde segue até dezembro no Amapá
Rafael Aleixo/g1
d
A operação tem a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Delegacia de Meio Ambiente do Amapá (Dema), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O Cel Pelsondré Martins, comandante geral em exercício do Corpo de Bombeiros, decreveu como o conjunto de ações deve funcionar.
“A operação integra todos os órgãos de segurança pública e é destinada à proteção ambiental. A partir deste período a gente começa a identificar muitos focos de incêndio. E é em razão disso que a gente monta a operação”, descreveu o comandante.
O Ibama, que também realiza ações de prevenção e combate através do programa PrevFogo, vai integrar as ações no estado.
Militares contam com materiais de combate e prevenção as queimadas
Rafael Aleixo/g1
“Esse ano, como é um ano de El Niño, a gente sabe que vai ter temperaturas mais altas, uma estiagem e seca maior. Os campos ficam com muita matéria orgânica passível de pegar fogo com facilidade!, explicou a Márcia Bueno, superintendente substituta do Ibama.
Segundo a superintendente, para evitar as queimadas fora de controle é importante um trabalho de educação ambiental com os produtores rurais e com quem tem propriedade próximo às estradas.
O Amapá Verde segue até o dia 6 de dezembro e também busca combater crimes ambientais.
Viaturas partiram nesta quarta (16) para os municípios
Rafael Aleixo/g1
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
.

Bookmark the permalink.