Amazônia Que eu Quero: Painel debate tema ‘Conectividade na Amazônia’ nesta quinta-feira(24) em Manaus


O tema escolhido para edição de 2023 é “Educar para desenvolver e proteger” e as câmaras temáticas que estão sendo trabalhadas são educação, conectividade e turismo. Amazônia Que Eu Quero 2023
Foto: Divulgação
A tecnologia está em nosso cotidiano e debater o tema na região amazônica é prioridade do programa ‘Amazônia Que Eu Quero’, que apresenta no dia 24 de agosto, às 21h, o painel ‘Conectividade na Amazônia’ na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, n.1200, Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.
O evento também será transmitido ao vivo pelo g1 Amazonas: https://g1.globo.com/am/amazonas/ e contará com cobertura da equipe de jornalismo da TV Amazonas, além do apoio de todos os outros veículos da casa: Amazon Sat, Portal Amazônia, CBN Amazônia.
Os convidados para o debate são:
Tenente Coronel Pinho (Chefe do 4 CTA) para falar sobre o projeto ‘Amazônia Conectada’
Professor Fábio Cardoso que irá apresentar os projetos que a Universidade do Estado do Amazonas tem desenvolvido na área de conectividade, como o ‘Yara’ e o ‘Curupira’ reconhecidos internacionalmente
Eduardo Lopes (Diretor de Tecnologia do Grupo Rede Amazônica) que irá falar sobre a Infraestrutura das redes de telecomunicação na Amazônia: desafios e oportunidades
Rafael Pontes, Gerente de relacionamento da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que participará de forma remota, para comentar sobre a situação da conectividade no estado do Amapá
Celso Henrique Ribas, Gerente da Anatel do Amazonas, que irá traçar um panorama sobre Conectividade na Amazônia e Implementação do 5G na região norte, além da presença de acadêmicos e outras autoridades locais.
A coordenadora do projeto, Debora Holanda, destacou que a realização do evento é também a mudança de perspectiva sobre o poder da comunicação e a internet em diversos âmbitos, que é a proposta do painel de Conectividade na Amazônia:
“É muito importante a gente falar sobre conectividade, desmistificando um pouco essa ideia mais técnica que envolve apenas cabos e internet, e nos aprofundar mais no que a conectividade pode proporcionar no aspecto social, ambiental, educacional e em diversos outros âmbitos que estão agregados a ela, na forma de serviços.
Sobre o projeto Amazônia Que Eu Quero
Dia 01 de setembro de 2021 o Grupo Rede Amazônica celebrou seus 49 anos de existência. Em comemoração a esta data, a Fundação Rede Amazônica, braço institucional do Grupo, consolidou o apoio dos veículos de comunicação e plataformas do GRAM na realização do projeto Amazônia Que Eu Quero.
O projeto tem como premissa a discussão de assuntos fundamentais para a realidade amazônica e que têm sido deixados em segundo plano por décadas, ao mesmo tempo que propõe ampliar a capacidade de análise da população da região norte ao levantar informações da gestão pública e apontar caminhos a partir da discussão entre especialistas e a sociedade civil, despertando o senso crítico e o voto consciente dos Amazônidas.
A primeira temporada – “Caminhos Para a Democracia” 2021/2022 – realizou fóruns de debates e ações presenciais para discussão e engajamento da população nos 5 estados da Amazônia. Foram debatidos temas como Infraestrutura, Modelo Econômico da Amazônia, Energia Limpa, Empreendedorismo e Florestas.
A partir dos fóruns, câmaras de debates entre especialistas foram criadas com objetivo de criar propostas para a resolução dos problemas apresentados para cada estado da região norte. Ao fim da temporada, 50 propostas foram criadas e compuseram um caderno que será entregue a deputados, senadores e governadores dos estados da região além do presidente da república em Brasília.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.