Setembro Vermelho orienta sobre cuidados com a saúde do coração; veja dicas


Segundo o Mistério da Saúde, as doenças do coração são responsáveis por 30% das mortes no Brasil. Por isso, é necessário ficar alerta aos cuidados com o órgão vital. Setembro Vermelho: mês busca a conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca
Este mês é marcado pela campanha “Setembro Vermelho” de conscientização e prevenção às doenças cardíacas. Segundo o Mistério da Saúde, as doenças do coração são responsáveis por 30% das mortes no Brasil, o que corresponde a quatrocentos mil óbitos por ano. Por isso, é necessário ficar alerta aos cuidados com o órgão vital.
Veja 6 dicas para ter um coração saudável
Prevenção Cardiovascular é importante para evitar doenças
Reprodução/RBS TV
O Paulo Sérgio da Silva Braga perdeu o pai e outro familiar em função de complicações cardíacas. Depois, ele também descobriu que estava com sintomas de doença arterial e foi busca de ajuda.
“A minha pressão era super alta, aí eu pensei em investigar isso daí. A médica começou a fazer as investigações aqui mesmo. Ela disse que infelizmente eu ia ter que implantar um marca passo e eu disse que não tinha problema. Foi feita a cirurgia e graças a deus to aqui , faço caminhada, não canso como antes e é uma vitória para mim”, detalhou.
As doenças cardiovasculares podem ser hereditárias ou não. Em ambos os casos, a prevenção e o controle dos fatores de risco podem ajudar a população a levar uma vida mais saudável.
Aparelho aferidor de pressão e remédios
Steve Buissinne para Pixabay
De acordo com a cardiologista Dr. Joseli Calandrini Serruya, o risco fica ainda mais alto em pacientes que são assintomáticos, ou seja, que não sentem nenhum desconforto e que acabam levando uma vida “desregrada”.
“Nós temos dois estremos, os pacientes que são assintomáticos e que não sentem nada, mas que tem fatores de risco que contribuem para a doença coronariana. Os principais são o tabagismo, ingestão de álcool, alimentação inadequada, ingestão de gordura e principalmente a falta de atividade física, claro que nós temos os fatores que chamamos de não modificáveis, que é o paciente que já é diabético, hipertenso tem histórico familiar, tudo isso influencia”, explica.
Desta forma, uma importante iniciativa para que estas doenças não se desenvolvam no corpo humano continua sendo a prevenção por meio de hábitos saudáveis que, segundo a cardiologista, devem virar rotina.
Por isso, a recomendação é optar por uma alimentação equilibrada e aliada a prática regular de exercícios físicos.
O cardápio diário deve considerar a diminuição do consumo de sal, frituras em geral, açucares, bebidas alcoólicas, alimentos conservados e processados.
Veja 6 dicas para ter um coração saudável:
Faça uma avaliação médica anual
Mantenha um peso adequado
Mantenha uma dieta adequada
3 – Cheque sua pressão arterial com o médico anualmente
Abandone o cigarro
Pratique exercícios físicos regularmente
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
c

Bookmark the permalink.