Família Ramos e Ferreira contrataram um estilista de Belém, no Pará, para confeccionar o símbolo. Círio ocorre em 8 de outubro em Macapá. Círio 2023: duas famílias doaram o manto que será usado em na procissão de Macapá
O tradicional Círio de Nazaré é um momento de celebração e fé entre fiéis. Neste momento, eles agradecem pelas graças alcançadas e renovam suas preces. Esse é o caso das família Ramos e Ferreira, que neste ano vão doar o manto que Nossa Senhora de Nazaré vai usar na celebração do dia 8 de outubro em Macapá. Um estilista de Belém, no Pará, vai confeccionar a vestimenta.
O desejo de doar o manto sagrado é alimentado pelas famílias há aproximadamente uma década. Neste ano, eles foram contemplados com a graça de fazer parte deste momento de celebração e de fé. A peça ainda está em fase de preparação e não pode ser apresentada ao público.
Veja também:
Peregrinações Círio 2023
As famílias são devotas da Virgem de Nazaré há mais de 20 anos. O sentimento de fé começou com a matriarca Terezinha Ferreira.
Terezinha e sua família moravam em Belém quando seu pai sofreu um acidente que o deixou sem memória. A ela foi dada a missão de cuidar das tarefas de casa naquele momento. Em um dado dia, ela estava indo ao Ver-o-Peso fazer as compras de casa quando foi assaltada e teve todas as economias levadas.
Círio 2023: Família do Amapá vai doar o Manto de Nossa Senhora de Nazaré ao Círio 2023
Jorge Júnior/Rede Amazônica
À época, a jovem ficou sem chão, mas por coincidência a situação aconteceu em frente a uma igreja católica tradicional de Belém.
“Entrei na igreja, ajoelhei em frente a imagem de Nossa Senhora e implorei por uma graça na nossa vida. Depois de muito rezar e chorar apareceu um Frei que perguntou o que estava acontecendo […] Vendo a situação, ele ajudou nossa família com cestas básicas durante seis meses”, detalhou.
Terezinha teve naquele momento suas esperanças restabelecidas e hoje passa de geração para geração o amor pela Santa. Ela relembra: “tudo nessa vida é através da fé.”
Um exemplo é a filha de Terezinha, Lilian Ferreira, que também teve uma graça alcançada pela Virgem. Durante o nascimento da filha de Lilian, a pequena teve complicações, mas depois de muita oração a saúde foi restabelecida. Hoje, junto a sua mãe fará a doação da peça.
Antes de conseguir doar o manto, a idosa e sua família já faziam doações ao Círio com a distribuição de água mineral.
As celebrações ocorrem anualmente no segundo domingo de outubro, neste ano no dia 8 e são tradicionais no Estado do Amapá e Pará.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
c
Círio de Nazaré 2023: devota que recebeu graça após perder tudo em assalto vai doar manto no AP
Bookmark the permalink.