Com estoque crítico, Hemoap faz campanha para doações de sangue no AP


Os tipos sanguíneos O+, O- e A+ são o foco da ação. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas
Secom
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) informou que está com estoque crítico dos tipos sanguíneos O+, O- e A+ na instituição. Segundo o hemocentro, a variação de doação por dia é de 30 a 50.
As doações no Hemoap acontecem das 7h30 às 12h30, na Rua Jovino Dinoá com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, no bairro Central de Macapá.
Uma única bolsa de sangue, de 450ml, pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois passa por um processo de fracionamento onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, concentrado de plasma, plaquetas e crioprecipitado.
Como ser um doador
Tipagens O+, O- e A+ são as de maior demanda
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Doar sangue é um ato voluntário e a pessoa tem de atender a alguns critérios básicos. Ela precisa estar saudável, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos somente com autorização dos responsáveis, maiores de 60 anos, devem doar apenas se já forem doadores assíduos.
As mulheres lactantes, só podem doar sangue após ter passado um período de 12 meses de amamentação. Passado esse período e o bebê ainda esteja amamentando, elas já podem realizar a doação.
Para todos os casos, o doador precisa estar descansado e alimentado. O período de intervalo entre cada doação é de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida de cada um, para tentar identificar os fatores que possam torná-la inapta para a doação, temporariamente ou não.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.