Manifestantes iniciaram protesto na quinta-feira (27) após o cancelamento da nomeação de professor e médico indígena para chefiar Distrito de Saúde Especial. Protesto cobra nomeação de médico para o posto no DSEI
Reprodução/Internet
A manifestação de indígenas em Oiapoque completou uma semana nesta quarta-feira (3), com o bloqueio no trecho norte da BR-156. Os manifestantes cobram melhorias na saúde para as populações indígenas da região e protestam contra o cancelamento da nomeação do médico e professor Alceu Karipuna para o Distrito de Saúde Especial Indígena do Amapá e norte do Pará (DSEI).
O protesto começou na última quinta-feira (27) e se concentra na entrada do ramal que dá acesso à aldeia do Manga.
O cacique Edmilson dos Santos Oliveira, presidente do Conselho dos Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPIO) descreveu as dificuldades enfrentadas pelas populações na região.
“Sou da etnia do povo Karipuna e a importância desse movimento é cobrar os nossos direitos, a melhoria da saúde indígena. Diante do caos que viemos atravessando na saúde, nós não aceitamos mais essa situação. E por isso escolhemos o nome de uma pessoa que tem conhecimento e que é da área da saúde”, informou o presidente do conselho.
Em nota, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), responsável pelo DSEI, informou que a decisão de tornar sem efeito a nomeação de Alceu Karipuna ocorreu pela formalização de várias manifestações contrárias à nomeação (Veja a nota na íntegra no fim desta matéria).
Manifestação bloqueia a BR-156, em Oiapoque
Divulgação/CCPIO
Jaderlam Hortêncio dos Santos, cacique da aldeia Kariá, que fica às margens da rodovia, destacou que as populações indígenas precisam de uma atenção especial.
“A gente tá aqui buscando melhorias pra nossa saúde. Essa manifestação pacífica está acontecendo por causa disso, a gente vem lutando há muito tempo pra que a saúde indígena seja melhorada”, disse o cacique.
Na noite desta terça-feira (2), os líderes indígenas em Oiapoque informaram que aguardam a manifestação das autoridades, caso contrário irão intensificar as manifestação. Também informaram que se não houver respostas, o bloqueio da rodovia que tem o fluxo liberado a cada 6h passará a ser de 12h.
Veja a nota da Sesai na íntegra:
A Sesai acompanha o caso e busca diálogo com as associações indígenas. A decisão de tornar sem efeito a nomeação de Alceu Karipuna, foi motivada pela formalização de diversas manifestações contrárias à sua nomeação.
Por prudência, coube ao Ministério da Saúde, proceder a publicação de portaria tornando sem efeito a nomeação publicada no Diário Oficial do dia 26/04/2023. A Sesai reafirma o compromisso em garantir o funcionamento do DSEI, para que as comunidades indígenas não sejam impactadas.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
‘Lutamos pela saúde indígena’, diz cacique sobre 7 dias de protesto que bloqueia a BR-156, no AP
Bookmark the permalink.