Imigrantes foram atraídos pela exploração da borracha na Amazônia, em 1953. ‘Semana do Japão no Amapá – 70 Anos da Imigração Japonesa no Amapá’ ocorreu esta semana e homenageou famílias nipônicas. Macapá, durante o período do Amapá Território
IBGE/Cidades
Há 70 anos o Amapá recebia os primeiros imigrantes japoneses, no período em que o então Território Federal chegava a primeira década de existência. Esta semana, uma programação especial na Assembleia Legislativa do Estado (Alap) homenageou pioneiros que ajudaram no desenvolvimento da região.
As primeiras 29 famílias, com um total de 177 pessoas, chegaram ao ex-território em 1953. Segundo Sadako Koga Meguro, de 85 anos, a viagem começou no porto da cidade japonesa de Kobe.
“Viemos na viagem inaugural do Brazil Maru e aportamos em Belém. De lá, fomos para Macapá e ficamos hospedados por alguns dias num barracão que ficava atrás da Fortaleza. De lá fomos localizamos na linha H estrada da colônia do Matapi. Ficamos na colônia no período de 1954 até 1959, quando mudamos para Macapá, mais precisamente para o bairro do Pacoval”, descreveu o imigrante.
América do Sul foi um do principais destinos para migrantes japoneses
Museu da Imigração Japonesa/BBC
Os imigrantes foram atraídos pela extração de borracha na região amazônica, mas acabaram trabalhando principalmente com o cultivo de hortaliças e frutas. A Associação Nipo-Brasileira do Amapá (Anibrap) pretende criar o espaço Memorial Nipônico em Macapá.
Entre os pioneiros vivos desse período estão nomes como os de Sadako Koka Meguro, de 85 anos, Keiko Meguro, de 74 anos e Chicahito Fujishima, de 76 anos.
Homenagens
Famílias japonesas foram homenageadas
Márcia do Carmo/GEA
Para celebrar a data, uma extensa programação foi realizada. A Semana do Japão no Amapá – 70 Anos da Imigração Japonesa no Amapá teve demonstração e oficinas de culinária, dança japonesa Bon-Odori, Ikebana (arranjo floral), Mangá (gibi japonês), Origami (dobradura de papel), Yukata (vestimenta japonesa de verão) e Taiko (tambor japonês).
Na Alap, autoridades destacaram a importância da chegada do povo japonês ao Amapá. O evento foi realizado numa parceria entre o Consulado do Japão em Belém com o Governo do Amapá e apoio da Associação Nipo-Brasileira do Amapá e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Semana do Japão no Amapá
Márcia do Carmo/GEA
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Há 70 anos, primeiros imigrantes japoneses chegavam ao Amapá
Bookmark the permalink.