Espaço é parte dos dez ambientes culturais planejados para apresentações artísticas. Feira inicia nesta sexta-feira (29). Exposição destaca cultura dos povos originários
Ascom/Secult
No espaço da 52ª Expofeira que inicia nesta sexta-feira (29), no Parque de Exposições da Fazendinha, foram montadas dez malocas para mostras culturais, entre elas a dos povos originários do Amapá e Norte do Pará, construída pelos representantes das etnias: Paliku, Waiãpi, Apalai, e Wayana.
O processo de construção foi realizado da forma tradicional, como os indígenas fazem nas aldeias. Foram usadas folhas de açaízeiro entrelaçadas para a confecção do telhado, e para firmar a estrutura foi usado cipós de palha.
Veja também:
Música na Expofeira 2023: Gusttavo Lima abre os shows nacionais; confira agenda
Expofeira 2023: atendimentos de urgência e emergência serão fixos no evento
Expofeira 2023: projeto de lei garante ônibus gratuito durante os 10 dias de evento; veja horários
Expofeira terá espaço para celebração de diferentes culturas
O artesão Vanderson Iaparra, da aldeia Kuahí e de etnia Paliku, destaca a importância de expor a cultura indígena à população.
“É muito significativo estarmos aqui, construindo esse espaço. É a primeira vez que estou na Expofeira e teremos a oportunidade de mostrar não só nossa arte, mas os ritos e nossa cultura para os não indígenas”, disse.
As exposições são realizadas por atrações culturais e artistas regionais. A seleção foi realizada através do edital da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Expofeira 2023: edital seleciona 381 atrações artísticas e culturais no Amapá
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Expofeira 2023: Maloca construída por indígenas celebra a cultura dos povos originários do AP
Bookmark the permalink.