Eclipse poderá ser visto em quase todo o Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste. Lua passa entre o sol e a terra durante um eclipse solar anular em Abu Dhabi
REUTERS/Christopher Pike
O fenômeno astronômico acontece neste sábado (14) a partir das 15h40 no horário de Brasília. ele poderá ser visto parcialmente no Amapá mas o dia não vai escurecer. Isso ocorre devido ao posicionamento da lua entre o sol e a terra, o que deixa os astros simétricos pelo tamanho aparente ser o mesmo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
É possível observar o sol por traz da lua como um “anel de fogo” em sua volta. Em algumas ocasiões, acontece a escuridão total, em que a sombra da lua irá escurecer o céu no período da tarde, isso acontecerá em diversas regiões do norte e nordeste. A previsão para o próximo eclipse solar anular é em outubro de 2024.
Segundo o meteorologista Jefferson Vilhena, o Estado do Amapá não passará pelo período de escuridão total por estar fora da área de umbra, que é a parte mais escura e central da sombra.
“Temos a umbra e a penumbra, nós estamos localizados na penumbra, teremos cerca de 95% de visibilidade do fenômeno, mas não vamos ficar no escuro durante a tarde”, disse.
Umbra e penumbra durante o eclipse
Reprodução/Internet
Aprecie o fenômeno com cuidado, pois olhar diretamente para o eclipse pode trazer danos irreversíveis à saúde dos olhos, podendo até queimar as córneas.
O que utilizar para observar:
Óculos com filtros para eclipses solares
Telescópios de observação solar com filtros especializados
Vidros de solda com filtro 14 ou superior
O que evitar:
Óculos de sol
Chapas de raios-X
Fundo de garrafa
Filmes negativos de fotografia
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Fenômeno ‘eclipse solar anular’ acontece neste sábado e pode ser visto parcialmente no AP
Bookmark the permalink.